Já surgiu a primeira consequência direta após anúncio da interdição total da ponte sobre o Rio Caeté, na BR-364, e o uso de balsas para a travessia do manancial a partir de sábado (18). A empresa Transacreana, que faz a linha entre Rio Branco e as demais cidades ao longo da rodovia até Cruzeiro do Sul, vai retirar os ônibus leito e semi-leitos (de dois pisos) os chamados Double Deck, do trecho.
Esses veículos são mais rebaixados e não terão como acessar o desvio da rodovia até a balsa na margem do Caeté. A operação continuará sendo feita com os ônibus de suspensão rígida.
“Os ônibus de dois pisos serão retirados, sim, pois não passam pelo desvio. Normalmente ônibus de passageiros têm prioridades de passagens e esperamos que ali não seja diferente. Ainda estamos buscando junto aos órgãos responsáveis por mais informações”, citou Francisco Mendes, representante da empresa de transporte terrestre de passageiros.
Atualmente, a viagem de ônibus entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul de ônibus é feita em 13 horas. Ainda não é possível saber em quanto tempo passará a ser com a nova logística de travessia do Rio Caeté, com o uso da balsa.