Incidentes e acidentes aéreos no Acre em 2024 foram 71% mais frequentes do que no ano anterior

Foto: Imagem no local da queda do avião de matrícula PT-MEE, em 2023 I Corpo de Bombeiros do Acre/divulgação

Informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) disponíveis no Painel Sipaer mostram um aumento de 71,43% nos números incidentes e acidentes aéreos no Acre em 2024, em relação ao ano anterior. A maioria das ocorrências dos últimos 4 anos tem relação com choque com animais, trens de pouso e pneus.


O portal mostra os sinistros envolvendo aeronaves em três categorias; incidentes, quando são registrados fatos anormais na operação; incidentes graves, quando há algum tipo de avaria ou ameaça comprometedora à saúde dos envolvidos; e acidente, quando há risco ou consumação de ferimento ou morte.


De acordo com a plataforma, em 2024 foram registradas 12 ocorrências. Delas, 10 são de incidentes, 1 é de incidente grave e 1 acidente. A maioria dos registros envolve problemas em pneus, trens de pouso ou choque com animais (5).


O acidente de 2024 foi registrado em 18 de março, quando um avião fez um pouso de emergência em um pasto, vitimando uma pessoa no local e outras três após o socorro, incluindo o piloto.


O incidente grave de 2024 ocorreu em 4 de outubro, quando um avião que decolou de Rio Branco com destino a Feijó e durante o pouso ocorreu o recolhimento do trem de pouso auxiliar, parando dentro dos limites da pista.


Houve ainda, em 2024, um acidente ocorrido em Tarauacá cujo CENIPA não investigou e por isso não está relacionado no Painel Sipaer. Neste, em 20 de maio, um avião Cessna modelo 150H de matrícula PT-DFX fez um pouso de dentro do rio Tarauacá, no município de Tarauacá, interior do Estado, deixando uma pessoa ferida.


Para efeitos de comparação, em 2023 foram registradas 7 ocorrências, sendo 4 incidentes e 3 acidentes.


O primeiro acidente de 2023 ocorreu em 18 de abril, quando um avião de matrícula PT-NLE sofreu perda de potência nos motores e pousou em uma fazenda em Manoel Urbano, no interior do Acre. O piloto acabou sofrendo um mal súbito e escoriações. Os quatro passageiros não se feriram.


O segundo acidente ocorreu em 29 de outubro, quando um avião modelo Gran Caravan de matrícula PT-MEE decolou de Rio Branco e caiu após a decolagem, matando os 12 ocupantes.


terceiro acidente naquele ano aconteceu no dia 22 de novembro, depois que um avião com 7 ocupantes quebrou o trem de pouso auxiliar e saiu da pista durante o pouso em Marechal Thaumaturgo. No avião estavam o vereador Rudson Rogério, Francisco Piyãko, presidente da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá- Opirj e o presidente da Associação de produtores da Reserva Extrativa Juruá, Orleir Moreira. O vereador machucou o ombro, mas se recuperou bem.


Veja dados de anos anteriores:


Em 2020 foram registrados 4 acidentes ou incidentes. Em 2021 foram registrados 5 ocorrências, sendo 2 incidentes graves e 3 incidentes. Em 2022 há a anotação de 4 ocorrências, sendo 2 incidentes, 1 acidente e 1 incidente grave. Não houve fatalidades causadas por operações aéreas nestes anos.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias