Horto Florestal tem 2.800 metros de trilha sem câmeras; prefeitura promete reforçar segurança

O prefeito em exercício, Alysson Bestene (PP), a secretária de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, e o chefe da Casa Civil, Ezequiel Bino, anunciaram na terça-feira, 14, durante coletiva de imprensa, que os parques ambientais de Rio Branco terão a segurança reforçada após a tentativa de estupro ocorrida no último dia 11 no Horto Florestal. Na ocasião, uma mulher foi vítima do crime nas trilhas do parque.


Alysson Bestene destacou que os principais pontos dos parques da cidade já contam com monitoramento, mas no Horto Florestal ainda faltam câmeras em 2.800 metros de trilhas. Atualmente, o local possui 16 câmeras instaladas, enquanto o Parque Chico Mendes conta com 9 e o Capitão Ciríaco, com 4. Além disso, dois policiais militares estão designados para patrulhar o Horto e outros dois atuam no Chico Mendes. Para reforçar a segurança nos parques ambientais, a gestão prevê um investimento de R$ 7,2 milhões.



“Esse é um compromisso da Prefeitura de Rio Branco, da gestão do prefeito Tião Bocalom, em reforçar medidas primárias de segurança, como o monitoramento, a ampliação da iluminação pública em bairros e áreas de acesso, facilitando a atuação das viaturas da Polícia Militar. Vamos intensificar o monitoramento em todas essas áreas”, afirmou Bestene.


Durante a coletiva, Ezequiel Bino apresentou imagens que mostram o acusado entrando pelo portão principal do Horto às 5h35, parecendo um usuário comum. O criminoso, que já respondia pelo mesmo crime e usava tornozeleira eletrônica, foi capturado pela Polícia Militar logo após o ocorrido. Em resposta à repercussão do caso, a prefeitura decidiu aumentar o policiamento para que a população se sinta segura ao frequentar o local.



“Reforçaremos o controle de acesso nas duas entradas do Horto, aumentaremos o número de câmeras, especialmente nas trilhas, e treinaremos os servidores da Semeia para atuarem em parceria com os policiais militares que já patrulham o local. Também instalaremos placas orientativas nas trilhas”, explicou Bino.


A secretária Flaviane Stedille destacou que os frequentadores não precisam evitar o parque, pois medidas de segurança estão sendo ampliadas. Ela informou ainda que os funcionários do Horto receberão treinamento para contribuir com o monitoramento no local. “Hoje, o monitoramento em tempo real é feito pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, mas vamos capacitar um colaborador da Semeia para que o acompanhamento seja realizado diretamente no Horto por um profissional da nossa equipe”, afirmou.



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias