Se levar adiante a ideia de ser candidato à Presidência da República e conseguir um partido que o acolha, o cantor sertanejo Gusttavo Lima não vai poder cantar em seus eventos de campanha, segundo especialistas em direito eleitoral ouvidos pela CNN.
“Ele não poderia fazer nenhuma manifestação artística em eventos de campanha, nem pedir votos em seus shows durante o período eleitoral”, disse à CNN o advogado Fernando Neisser.
Ainda segundo o advogado, essa situação já está prevista na legislação eleitoral. Em caso de descumprimento, o artista poderia até ter a candidatura cassada.
“É muito comum, por exemplo, que locutores de rodeio sejam candidatos, sendo que os rodeios acontecem entre julho e agosto, perto da eleição. Eles podem exercer sua atividade, mas sem manifestações políticas”, disse Neisser.
Isso significa que Gusttavo Lima poderia fazer shows durante o período da eleição, mas teria que tomar cuidado para evitar qualquer caracterização eleitoral.
O advogado eleitoral Alberto Rollo diz, ainda, que, durante os shows, o cantor não poderia ser anunciado como candidato.