Em nota, a pasta afirmou que a tentativa de manter o grupo algemado foi um “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”.
O grupo aguarda a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) em Manaus para seguir viagem até o destino final, no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte.
Segundo o ministério, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi informado e determinou a mobilização da FAB para garantir que a viagem seja finalizada “com dignidade e segurança”, como a CNN mostrou.
A aeronave dos Estados Unidos precisou fazer um pouso de emergência, na noite de sexta-feira (24), em Manaus devido a problemas técnicos.
A Polícia Federal (PF) recepcionou os brasileiros no local e mantém contato com os representantes do governo norte-americano. A FAB afirmou que vai disponibilizar profissionais de saúde para acompanhamento dos deportados.
O tempo de solo em Manaus dependerá de trâmites diversos a serem realizados pelos órgãos competentes. A previsão é que o voo da FAB parta para Minas Gerais ainda hoje.
“O Ministério da Justiça e Segurança Pública enfatiza que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis”, concluiu a nota.
Passageiros aguardam em Manaus
Um grupo de 158 pessoas deportadas, incluindo 88 brasileiros, passou a noite em um salão do aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus, após o cancelamento do voo que os levaria para Belo Horizonte.
Inicialmente, os deportados seriam recebidos pela Polícia Federal às 20h de sexta-feira (24) no Aeroporto de Confins, na capital mineira, para receberem atendimento e darem entrada oficialmente ao país.
Porém, problemas técnicos na aeronave da companhia americana GlobalX ocasionaram o cancelamento do trecho final da viagem, entre Manaus e BH.
-
Deportados pelos EUA passam a noite em Manaus • Antônio Lima/Secom
-
Deportados pelos EUA passam a noite em Manaus • Antônio Lima/Secom
-
Deportados pelos EUA passam a noite em Manaus • Antônio Lima/Secom
-
Deportados pelos EUA passam a noite em Manaus • Antônio Lima/Secom
-
Deportados pelos EUA passam a noite em Manaus • Reprodução/Redes Sociais