Governador Gladson Cameli defende ampliação de escolas militares no Acre em formatura no Colégio Tiradentes

O Governo do Estado do Acre, por meio da Polícia Militar do Acre (PMAC), realizou nesta sexta-feira, 17, a solenidade de formatura militar de 135 alunos do 3º ano do Ensino Médio de 2024, na quadra de esportes do Colégio Militar Tiradentes, no bairro Calafate, em Rio Branco.


A cerimônia começou com o estudante Rodrigo Marinho carregando a bandeira do colégio, seguido do juramento no qual os alunos assumiram o compromisso de serem cidadãos honrados.


O governador Gladson Cameli (PP) destacou a importância da formação dos alunos e parabenizou os professores e a equipe administrativa. “Primeiro, quero parabenizar tanto a parte administrativa quanto os nossos professores. As escolas militares são um exemplo do que podemos fazer para melhorar o ensino. E isso não significa diferenciar a escola militar da escola pública civil. O que precisamos é criar oportunidades para educar as pessoas, porque a educação melhora tudo, da saúde à segurança. Parabéns a esses guerreiros, 135 formandos aptos a sonhar com um futuro melhor. Não desistam, insistam para que tudo dê certo”, afirmou.


Foto: Jardy Lopes

Cameli também reforçou seu compromisso com a ampliação das escolas militares no estado. “Eu sempre digo: o que está dando certo não se mexe, se amplia. As escolas militares têm mostrado resultados satisfatórios. Precisamos investir na educação dos jovens para reduzir desigualdades e construir um país melhor. Meu compromisso é sempre apoiar a educação, seja com escolas militares ou outras iniciativas que beneficiem nossa sociedade”, disse.


A comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata, relembrou a trajetória do Colégio Militar Tiradentes, que abriu em dezembro de 2017. A turma formada hoje foi a primeira a ingressar no sexto ano em 2018. Ela também destacou o bom desempenho escolar. “No ano passado, governador, tivemos o quinto melhor resultado no IDEB entre os estados da Região Norte, o que é muito significativo. Esse desempenho é fruto de um esforço coletivo entre alunos, professores, equipe técnica e famílias, que sonham juntos. A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo, como dizia Nelson Mandela, e eu acredito fielmente nisso. Aos 135 formandos aqui presentes, digo: não limitem seus sonhos. Pais, acreditem nos sonhos de seus filhos. Essa confiança faz com que os sonhos aconteçam”, ressaltou.


Foto: Jardy Lopes

A capitã Maria Ivanise Rodrigues enfatizou o papel da família no processo educacional. “Muito obrigada por confiarem em nosso trabalho e por nos entregarem o bem mais precioso que possuem: seus filhos. Essa formatura é um reflexo do esforço diário de todos. Parabéns aos alunos, que não apenas concluíram o ensino médio, mas se formaram como cidadãos preparados para transformar o mundo. Temos orgulho de vocês”, concluiu.


Formanda Luana Nascimento agradece aprendizado e deseja sucesso aos colegas do Colégio Militar Tiradentes


A formanda Luana Nascimento fez um emocionante discurso de gratidão pelo aprendizado proporcionado pela rede de ensino militar e desejou que todos os colegas possam colher bons frutos ao longo de suas jornadas.


Foto: Jardy Lopes

“Desejo que possamos nos tornar cidadãos dignos de colher os frutos de nossas escolhas no decorrer da vida. Que a cada dia possamos caminhar por caminhos de flores, com a certeza de concretizar a paz no mundo e com o pensamento de que a verdadeira mudança começa dentro de cada um de nós. A partir de agora, a vida será diferente. Caminhos desafiadores se tornarão parte do nosso cotidiano, e peço que a força que nos move nos conceda sabedoria para que cada pequena decisão nos aproxime da realização de nossos sonhos, por menores que pareçam ser”, declarou.


Foto: Jardy Lopes

Luana relembrou os desafios enfrentados no início do ciclo que agora se encerra e deixou uma mensagem de superação. “Hoje nos despedimos, mas nem sempre foi fácil. Um dia tivemos que nos adaptar ao início deste ciclo. Desejo que possamos enfrentar a vida com a força dos que permanecem de pé, que nenhuma dificuldade nos impeça de seguir, mesmo após uma queda. Que continuemos a nos reerguer e persistir”, afirmou.


Em nome dos formandos do terceiro ano de 2024, a estudante expressou sua gratidão a todos que contribuíram para sua formação. “Agradeço profundamente aos gestores, professores e supervisores que, com dedicação e maestria, nos ensinaram não apenas suas disciplinas, mas também lições de vida. Agradeço também às nossas famílias, que contribuíram para nossa formação como indivíduos. Saibam que vocês são peças fundamentais em nossas vidas, e sem vocês não teríamos chegado onde estamos”, concluiu.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias