posto village ezgif.com gif to avif converter

Em reunião com sindicatos, SEE promete nova avaliação sobre a LRF para o mês de maio

Em reunião entre equipe da Secretaria de Educação do Acre e sindicatos dos trabalhadores em educação, realizada nesta sexta-feira, 31, o secretário Aberson Carvalho reiterou que o Estado não possui limite prudencial para recompor a tabela salarial dos trabalhadores da educação. Na ocasião, o secretário pediu aos sindicatos que aguardem até o mês de maio, final do primeiro quadrimestre, quando será feita nova avaliação sobre os índices da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


“Eles afirmaram que, estando adequados, vão pagar nossa estrutura de tabela. Porém, deixamos uma proposta na mesa de que se, em maio, o Estado ainda não estiver adequado para pagar a tabela, que seja pago o percentual do reajuste do magistério para os professores e o índice inflacionário para os demais servidores da educação, retroativo a janeiro”, esclarece a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre, Rosana Nascimento.


A sindicalista afirma que os sindicatos propuseram, ainda, o auxílio-saúde, benefício que contemplaria também os trabalhadores aposentados. As propostas ficaram de ser analisadas pela equipe da SEE e serão respondidas no dia 6 de fevereiro.


Alcilene Gurgel, presidente do Sindicato dos Professores do Acre (Sinproacre), ressalta que a categoria não ficou satisfeita. “Obviamente que não ficamos satisfeitos, porque já ouvimos isso em 2024. Nós apresentamos proposta para que não fiquemos sem nenhum ganho, que é mudar a nomenclatura de auxílio-alimentação para auxílio-saúde de forma a contemplar os aposentados, e este ser no valor de mil reais e, quando a LRF estiver apta mudarmos isso”, explica Gurgel destacando que o ponto principal da reivindicação da classe é a volta da tabela, que restitui os 3% de 10% retirados em 2022.


Em nota expedida após a reunião, a Secretaria de Educação afirma que “o Estado cumpre integralmente o pagamento do piso salarial nacional do magistério” e que “atualmente, o salário dos professores no Acre está acima do mínimo estabelecido pelo piso nacional, garantindo assim melhores condições salariais aos educadores da rede pública estadual”.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias