Perseverança e muita força de vontade. Assim a estudante Danielly Moura, moradora de uma área rural, no interior do Acre, vivenciou sua jornada estudantil. A luta que batalhou durante anos, dia após dia, resultou numa grande conquista. A jovem acreana alcançou 840 pontos na redação do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Danielly virou um dos destaques da educação estadual por seu resultado no Enem. Mas outro fator que chama atenção é a rotina exaustiva que ela mantinha para conseguir estudar. Percorria três quilômetros a pé até o rio, pegava um barco e, em seguida, o ônibus escolar.
A jovem concluiu o ensino médio na Escola Edmundo Pinto, localizada na Vila do Incra, em Porto Acre. Em entrevista à Agência de Notícias do Acre, a estudante contou que encontrou motivação no suporte dos professores e nas iniciativas do Pré-Enem Legal.
“Meu sonho é ser a primeira da minha família a ingressar na faculdade. Pretendo estudar Direito e trazer orgulho para todos”, afirmou.
A coordenadora pedagógica da Escola Edmundo Pinto declarou que a maior parte dos alunos da escola vivem nos ramais e estradas. “Nossa escola está situada na zona rural, esse é o diferencial”, ressaltou Jamyle de Souza.
Moura frequentou o programa Pré-Enem Legal, iniciativa gratuita do governo do Acre, que oferece aulões presenciais e online, distribuição de materiais didáticos, tablets com acesso à internet e suporte pedagógico como preparação para o exame.