Cruzeiro do Sul vai sediar curso da Força Nacional de Segurança

Cruzeiro do Sul vai sediar a 100ª Edição do curso de Instrução de Nivelamento e Conhecimento – (INC) da Força Nacional e um curso de Atendimento pré-hospitalar tático. Participarão das ações mais de 120 Policiais Militares, Civis e Bombeiros do Acre, Distrito Federal, Goiânia e Tocantins. O treinamento que habilita o profissional a integrar o efetivo da força nacional vai durar um mês.


As instruções começam na segunda-feira, 27, e a aula inaugural do curso, ministrado por meio do Ministério da Justiça, será realizada na quarta-feira, 29, no Teatro dos Nauas, com a presença do governador Gladson Cameli e outras autoridades.


O curso contará com 124 alunos e 40 instrutores de fora do Acre. O coronel Evandro Bezerra da Silva, secretário de Segurança Pública em exercício, destaca a relevância do curso para o Estado. “ Os profissionais de Segurança Pública que agregarão com esse curso conhecimentos que possibilitarão a eles futuramente até servir na Força Nacional. Mas o principal é o conhecimento dos nossos profissionais, que irão, com certeza, desenvolver e apresentar um melhor trabalho à sociedade”, relata.


O subcomandante da Polícia Militar do Acre, Clayson Abuquerque, supervisor da INC, explica que profissionais que atuam em outras cidades do Acre e do Vale do Juruá, vão estar no treinamento. “A prioridade foi aqui para o Juruá, então o quantitativo maior de alunos é daqui, tanto policiais militares, civis e bombeiros. São 160 entre alunos e instrutores, que vão ficar fixos aqui nesse período”, pontuou.
O coordenador do curso, capitão da Pm do Acre José Henrique, da Polícia Militar do Acre, atualmente mobilizado na Força Nacional, explica que a capacitação será ministrada tendo como base o Decreto 12.341, de 23 de dezembro de 2024, que disciplina o uso da força e dos instrumentos de menor potencial ofensivo pelos profissionais de segurança pública. “ A intenção do governo federal com o novo decreto é potencializar o atendimento de ocorrência onde se reduz as ocorrências que o final tem o resultado morte e capacitando ainda mais os nossos profissionais para a utilização dos instrumentos de menor potencial ofensivo. Então o eixo principal da capacitação e da Força Nacional é adequar o treinamento dos nossos profissionais ao novo decreto federal e a nova portaria da justiça que busca capacitar o profissional a uma melhor qualidade ao cidadão, atender todos com dignidade e respeito aos direitos humanos”, enfatiza ele, que explicou mais sobre o nivelamento dos profissionais. “O nivelamento, é buscar o conhecimento de todas as corporações, buscar uma média para que quando esse profissional for operar em qualquer estado do Brasil, ele possa ter junto com os demais profissionais o mesmo nível de treinamento e na hora de pôr em prática, vamos dizer, a sua capacidade técnica, não faz diferença de um profissional de um estado para o outro. Então, o objetivo é nivelar para que esse profissional concluir o curso, ele esteja capaz de operar em qualquer estado do Brasil, junto desse padrão que o governo federal hoje impõe, que é um serviço com qualidade, garantindo ao cidadão um serviço de qualidade”, concluiu.


Atendimento pré-hospitalar tático


Os profissionais da segurança pública terão ainda o curso de Atendimento pré-hospitalar tático, para que tenham capacidade para prestar um primeiro atendimento para um colega ou pessoa não militar, em caso de necessidade.


“Já tiveram ocorrência no Brasil, que o que salvou a vida do agente que foi alvejado foi o APH, o conhecimento do colega que de imediato prestou um atendimento e fez com que ele chegasse até o hospital, até o atendimento especializado e garantir a vida dele. A gente tem locais ermos no meio da selva Amazônica que a gente não vai ter um profissional de saúde lá, então o colega que está ao lado ele tem que ter esse conhecimento para que possa dar um primeiro atendimento até que o próximo atendimento especializado possa chegar. A gente fala isso funcionalmente, mas como pessoa é um conhecimento que esse profissional traz pra dentro de casa, pra poder também atender seus familiares numa necessidade até chegar o suporte médico”, explica o coordenador do curso.


Atendimento psicológico


Durante a aula inaugural do curso, na quarta-feira, no Teatro dos Nauas, em Cruzeiro do Sul, haverá outras ações como a entrega de equipamentos e a assinatura de um acordo de cooperação entre o governo do Acre com o Ministério. O documento garante a adesão do Estado ao Escuta SUSPE, um projeto do governo federal de atendimento aos profissionais de segurança pública, principalmente no viés psicológico.


“Isso demonstra a atenção do nosso governo, da Secretaria de Segurança Pública como profissional. Então vai ser uma linha, um canal de atendimento direto de profissionais da área para os nossos profissionais de segurança pública, melhorando assim a condição de vida e também de trabalho deles. Ainda nessa agenda haverá entrega de vários equipamentos, de munições que refletem o apoio total do governo Gladson Cameli, às forças de segurança pública para uma melhor prestação de serviço à sociedade”, concluiu o coronel Evandro Bezerra da Silva, secretário de Segurança Pública e exercício do Acre.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias