Cruzeiro do Sul ganha primeiro Centro da Mulher Brasileira do Norte do Brasil

O primeiro centro de Referência da Mulher Brasileira da região Norte do Brasil foi inaugurado nesta quarta-feira, 22, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a vice-governadora Mailza Assis, a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El Shawwa e o prefeito do município, Zequinha Lima.


O investimento na construção do espaço foi de mais de R$ 2,5 milhões, recurso de emenda parlamentar da então senadora Mailza Assis e dos governos estadual e federal.



 


“Esse é o primeiro Centro do Norte e um dos primeiros do país. É política do governo do presidente Lula, de enfrentar a violência contra as mulheres como uma das prioridades. Nós temos os serviços da Casa da Mulher Brasileira nas capitais e nos municípios os Centros de referência da Mulher Brasileira para que nós possamos garantir a todas as mulheres um atendimento especializado, um atendimento que garanta e salve a vida delas. O prédio também foi pensado a partir desse conceito, o que é o humanizado integrado, porque não é porque a mulher está sofrendo ou porque ela é pobre, que ela não vai ter um espaço adequado, um espaço bonito, um espaço que lhe acolha”, contou a ministra.


A inauguração do espaço é realizada na semana em que Cruzeiro do Sul contabiliza 9 casos de violência doméstica e o município vizinho, Mâncio Lima, registrou o primeiro feminicídio do Acre deste ano. O Centro, de acordo com a secretária estadual da Mulher, Márdhia El Shaw, vai salvar vidas e as mulheres terão vários serviços à disposição, bem como o suporte de profissionais. “Esse local vai salvar vidas. Aqui no Centro de Referência iremos atender todas as mulheres do Juruá com atendimento psicológico, social e jurídico, além de cursos. A gente vai dar cursos de formação, cursos profissionalizantes para que elas tenham autonomia econômica e possam romper o ciclo de violência e salvar vidas”, pontuou.



A vice governadora, Mailza Assis, afirmou que outras cidades do Acre ganharão estruturas nesse formato. “Já está sendo construído e no mês que vem vamos inaugurar a Casa da Mulher Brasileira em Epitaciolândia e também temos construção da Casa da Mulher Brasileira em Rio Branco. Entendemos que é uma política que precisa dessa valorização, desse fortalecimento para a gente conseguir vencer essa nossa batalha contra o feminicídio. Buscamos o feminicídio zero e esse é um instrumento que nós temos mais forte no momento na luta, na proteção da mulher, mas também na valorização, na busca de conseguir trazer para a mulher o profissionalismo”, disse ela.


O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, destacou que na gestão dele foi criada a primeira estrutura de políticas afirmativas para as mulheres em mais de cem anos do município, que seguirá atuando em parceria com os governos estadual e federal. O gestor agradeceu pela estrutura do Centro que vai atender as mulheres do município em situação de vulnerabilidade.



“A presença da ministra da mulher aqui em Cruzeiro do Sul engrandece ainda mais a importância que o Governo Federal está dando para que a gente possa enfrentar e combater a violência à mulher. E nós aqui de Cruzeiro do Sul somos privilegiados por estarmos sendo beneficiados com o primeiro Centro da Mulher Brasileira no Acre, que representa um avanço muito grande para que a gente possa estar a cada dia buscando o feminicídio zero. Quando nós iniciamos a gestão em 2021,criamos a coordenação da mulher aqui em Cruzeiro do Sul para que a gente pudesse nos juntar ao estado que já tinha sua estrutura e combater a violência contra a mulher. Esse trabalho gerou muitos frutos e eu tenho certeza que com a criação dos serviços aqui do Centro da Mulher a gente vai evitar que mais mulheres sejam vítimas dessa violência”, concluiu o prefeito Zequinha Lima.


A inauguração contou ainda com as presenças dos deputados estaduais Clodoaldo Rodrigues, Eduardo Ribeiro, além da vice-prefeita, Delcimar Leite, vereadores de Cruzeiro do Sul e outras autoridades.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias