Comando da Câmara e do Senado será decido neste sábado 1°/02; veja quem disputa

(Foto: Leonardo Sá/Agência Senado)

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, do Senado e para os demais cargos da Mesa Diretora acontece neste sábado (1º). O mandato é de dois anos.


A escolha do novo presidente do Senado será feita na primeira reunião preparatória, marcada para 10h, enquanto o início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente da Câmara, está marcado para as 16 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.


Os favoritos na disputa são Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para o Senado, e Hugo Motta (Republicanos-PB) para a Câmara, que contam com amplos apoios políticos.


A sessão conjunta do Congresso Nacional que inaugura a nova sessão legislativa está marcada para segunda-feira (3), às 15 horas.


Candidatos para o Senado

Davi Alcolumbre

Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, busca voltar à presidência do Senado, cargo que ocupou de 2019 a 2021. Influente nos bastidores, ele tem apoio de 76 senadores (94% da Casa) e é favorito na eleição. Sua articulação envolve governistas e opositores, garantindo cargos estratégicos para evitar rupturas. No entanto, enfrenta desafios, como a pressão do STF sobre a distribuição de emendas, um dos pilares de seu poder.


Marcos Pontes (PL-SP)

Pontes aposta em sua imagem pública, mas não tem o apoio total do PL nem de Bolsonaro, o que enfraquece sua candidatura. Ele ficou conhecido como o primeiro astronauta brasileiro.


Marcos do Val (Podemos-ES)

O senador foca na segurança pública, mas enfrenta dificuldades para consolidar apoios e não tem respaldo do próprio partido. A falta de apoio consolidado dificulta suas chances.


Eduardo Girão (Novo-CE)

Eduardo Girão (Novo-CE) adota um discurso conservador e anti-sistema, mas sua base limitada no Congresso reduz suas chances, tornando sua candidatura simbólica.


Candidatos para a Câmara dos Deputados

Hugo Motta (Republicanos-PB)

Desde 2011 na Câmara dos Deputados, Hugo Motta pode se tornar o mais jovem presidente da Casa – ele completará 35 anos no dia 11 de setembro. Caso vença a eleição, Motta superaria o ex-deputado Luís Eduardo Magalhães (1955-1998), que assumiu o comando da Câmara em 1995, aos 39 anos.


Hugo Motta é apontado como um prodígio da política na Paraíba. Ele foi o deputado federal mais jovem eleito em 2010, então com apenas 21 anos, e é herdeiro de uma família muito conhecida e poderosa no município de Patos (PB), o quarto mais populoso do estado.


Marcel van Hattem (Novo-RS)

O deputado do Rio Grande do Sul se opõe ao Centrão e ao governo Lula, defendendo maior transparência e reformas. Porém, com pouco apoio e uma base reduzida no Novo, suas chances de sucesso são limitadas.


Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ)

A atuação do depurado é focada em direitos humanos, transparência e combate à violência política. Embora enfrente dificuldades, busca representar setores da sociedade com sua gestão inclusiva.


(Com Agência Câmara)


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias