Ícone do site Ecos da Noticia

UBS fluvial afunda parcialmente no município de Rodrigues Alves

A Unidade Básica de Saúde (UBS) fluvial de Rodrigues Alves, que fica ancorada na comunidade Agrovila do Muju, amanheceu neste sábado, 7, parcialmente submersa no Rio Juruá. A situação revoltou moradores da localidade e alguns usaram as redes sociais alegando que a embarcação, onde há vários equipamentos e insumos, estava sem vigia na hora em que afundou.


“Enquanto os vigias estavam na farra, o navio da saúde ribeirinha afundando. Eu falo mesmo porque minha família e toda comunidade Ribeirinha depende disso al!”, escreveu uma moradora.


O secretário de Saúde de Rodrigues Alves, Aluildo José, disse que a UBS não está abandonada e que na embarcação há enfermeiros diariamente e atendimento médico e odontológico à população um vez por semana.


“Ainda essa semana teve atendimento normalmente lá. Acontece que ontem a noite o rio vazou bruscamente e o navio ficou ancorado no banco de terra e pela manhã não foi mais possível retirar usando o próprio motor. Estamos levando uma balsa com rebocar para desancorar do banco de areia”, citou ele.


Sobre os vigias o secretário afirmou que o caso será apurado. “Vamos apurar os fatos e responsabilizar se houver culpados”, pontuou


Em várias cidades do Vale do Juruá, há UBS s flutuantes, que ficam ancoradas em localidades ribeirinhas para garantir atendimento de saúde às pessoas das comunidades. No período de chuvas, com os rios cheios, os barcos sobem os mananciais levando as equipes de saúde para consultas, exames e medicamentos para os ribeirinhos.


Sair da versão mobile