Na tarde desta última sexta-feira (13), o corpo de José Maria A. Júnior, de 26 anos, foi encontrado próximo a uma porteira de fazenda às margens do km 123 da BR-317, entre os municípios de Capixaba e Xapuri, no interior do Acre.
O jovem era morador do Seringal Iracema, na zona rural de Xapuri, e trabalhava como diarista em propriedades da região. Segundo familiares, ele havia saído de casa na quinta-feira (12) e não retornou. José Maria tinha problemas de saúde mental decorrentes de dois Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) sofridos anteriormente, mas ainda assim se dedicava ao trabalho para sustentar a si mesmo.
O corpo foi localizado por populares, que acionaram a Polícia Militar. Uma guarnição isolou a área e notificou o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). Após os procedimentos de perícia, o corpo foi removido para Rio Branco, onde será submetido a exames para determinar a causa da morte.
A princípio, não foram identificados sinais de violência no corpo do trabalhador, levando a polícia a suspeitar que ele tenha morrido de causas naturais. No entanto, somente o laudo cadavérico poderá confirmar o motivo do óbito.
O caso trouxe comoção entre os moradores locais, que lamentaram a perda de um jovem trabalhador conhecido pela luta para superar as dificuldades.