Governo do Acre reforça combate à covid-19 com solicitação aprovada de novas vacinas

Vacina contra a covid-19 previne os casos mais graves da doença. Foto: Odair Leal/Sesacre

Para enfrentar o aumento de casos de covid-19 e prevenir quadros graves, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), solicitou ao Ministério da Saúde (MS) o envio emergencial de 15 mil doses de vacinas. A autorização para o envio foi confirmada na tarde desta segunda-feira, 30. O lote deve chegar ao estado em breve, sem data exata definida.


A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles, destacou a importância da vacinação. “A vacina não impede que a pessoa contraia a covid-19, mas reduz significativamente a chance de desenvolver sintomas graves ou evoluir para óbito”, disse


Quiles alertou que o aumento de casos nesta época do ano é esperado devido ao período de chuvas, que favorece a disseminação de doenças respiratórias, e reforçou a necessidade de adesão à vacinação.  “O cenário atual é reflexo da baixa cobertura vacinal nos últimos meses. Precisamos buscar a vacinação antes que o número de casos se torne alarmante”, alertou.


Renata Quiles, coordenadora do Programa Nacional de Imunização, reforçou a importância da vacinação da população em período propício para crises respiratórias. Foto: Luan Martins/Sesacre

A coordenadora também enfatizou a prioridade dos grupos de risco, como idosos, gestantes, crianças, indígenas e pessoas com comorbidades, que devem manter o esquema vacinal atualizado para reduzir o risco de complicações graves.


Cuidados nas festas de fim de ano: como prevenir a Covid-19 e outras doenças respiratórias

O período de festas e confraternizações de final de ano, com encontros frequentes entre familiares e amigos, aumenta a exposição aos vírus respiratórios, como a Covid-19 e a influenza. Diante disso, o governo do Acre reforça a necessidade de cuidados preventivos, especialmente para proteger os grupos mais vulneráveis.


Entre esses grupos estão pessoas com doenças crônicas (como diabetes e hipertensão), gestantes, idosos, imunodeprimidos, fumantes e crianças menores de 5 anos.


Vacinas são responsáveis pela diminuição de casos graves de covid-19, diz secretário de Saúde, Pedro Pascoal. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

Segundo o secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, a vacinação continua sendo a principal aliada. “Embora tenhamos mais experiência no enfrentamento à covid-19, é fundamental mantermos as medidas preventivas e priorizarmos a vacinação nesta época do ano”, enfatizou.


Onde buscar ajuda em casos de sintomas?

Para sintomas leves ou moderados, a recomendação é procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em Rio Branco, a UPA do Segundo Distrito é referência para atendimento de casos suspeitos de covid-19. Testes estão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBSs) para toda a população.


Medidas preventivas reforçadas pela Sesacre:

 • Higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel;


• Evitar aglomerações em ambientes fechados;


• Usar máscaras em locais de maior risco de transmissão;


• Manter a vacinação contra covid-19 e outras doenças respiratórias em dia.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias