O tradicional Forró do Senadinho celebra 24 anos de história e muita alegria nesta sexta-feira, 20. A festa é promovida pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), em parceria com a Fundação Elias Mansour (FEM).
O Forró do Senadinho teve início no largo em frente ao prédio da atual Secretaria de Estado de Administração (Sead), no centro de Rio Branco, no início do ano 2000, consolidando-se em 2001, com grande adesão do público. Desde então, os idosos encerram a semana com seu “amado forró” todas as sextas-feiras.
Segundo o coordenador do Senadinho, Wilson Araújo, o ambiente tem uma história muito bonita, sendo fundado pelo lendário poeta e músico Hélio Melo.
Hélio Holanda Melo foi um artista plástico, compositor, músico e escritor nascido em Boca do Acre (AM). Também foi seringueiro no Seringal Senapólis, catraieiro no Rio Acre, barbeiro e vigia de empresa estatal.
“Era muito querido aqui no Acre. Nos anos 2000, tivemos a colaboração da Secretaria de Administração e, como Hélio Melo era um poeta e um grande admirador da cultura, pediu ao governador da época para criar um forrozinho para a terceira idade. Até hoje, 24 anos depois, continuamos com essa alegria aqui no Casarão”, relata.
Para dona Marilda Vieira, frequentadora assídua do forró, o local é um ponto de encontro, onde todos os idosos se reúnem para se divertir às sextas-feiras.
“Às vezes, há um evento, e isso é ótimo porque todos os idosos aproveitam, passam o dia com lazer e prazer, reencontram amigos que não veem há muito tempo. A gente se encontra no forró, dança, e isso acaba funcionando como uma terapia”, afirma.
A coordenadora do Casarão, Margoth Feitosa, ressaltou a importância da parceria com o Senadinho, além de destacar os serviços realizados no local. “Todas as sextas-feiras acontece um forró das 9h às 11h. Nós atendemos os idosos e realizamos ações sociais, com serviços de saúde e atendimento. É uma parceria que já dura 24 anos”, confirma.