As escadarias e janelas do Palácio Rio Branco, no centro da capital acreana, receberão no próximo domingo, 15, às 19 horas, um dos tradicionais eventos de celebração coletiva do período natalino: a Cantata de Natal.
O espetáculo é promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), sendo apresentado pelos estudantes e professores da Escola de Música do Acre (Emac).
![](https://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/IMG_1590.jpeg)
Cantata de Natal será apresentada em frente ao Palácio Rio Branco, no próximo domingo, 15. Foto: Marcos Vicentti/Secom
Mais de 150 músicos compõem o conjunto que irá se apresentar: cantores, instrumentistas de cordas friccionadas que formam uma grande orquestra e uma banda-base com bateria, baixo, violão, guitarra, teclado e flauta.
A regência do espetáculo será do maestro Afonso Portela, docente efetivo da SEE, doutorando em música pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) e representante do Acre no 3º Congresso Internacional de Música, na cidade de Lisboa, em Portugal, em fevereiro de 2025.
![](https://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/CANTATA-NATALINA-13-1024x681.jpg)
Muitas famílias prestigiam concerto natalino na praça do Palácio Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom
“Como já se tornou um ato tradicional na gestão do governador Gladson Cameli, quero convidar a população da capital para prestigiar a iluminação natalina da praça do Palácio Rio Branco e assistir à Cantata de Natal, para conferir os talentos dos nossos estudantes e membros da comunidade”, destaca o coordenador-geral da Emac, Adson Barbosa.
O repertório é composto por canções de domínio popular, alusivas ao período natalino, para celebrar o nascimento do Menino Jesus, por meio da execução de um repertório que inclui Então é Natal, Noite Feliz, Bate o Sino, Estrela de Natal, Glória e Aleluia, entre outras surpresas.
A Cantata de Natal recebe o apoio de: Coletivo de Cordas Friccionadas (Ufac/Emac), Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).