Ícone do site Ecos da Noticia

Desatualização de cadastros dificulta confirmação de cirurgias no Acre

Fundação Hospitalar do Acre (FUNDHACRE) - Foto: Whidy Melo/ac24horas

Além dos problemas que a sociedade já conhece, como falta da quantidade de médicos e leitos de UTI para algumas especialidades de cirurgias, a saúde do Acre convive com um problema comum. Ocorre que as cirurgias são organizadas pelo setor da regulação dentro da saúde acreana que leva em conta a questão da disponibilidade e da urgência do procedimento cirúrgico.


No caso da Fundação Hospitalar, por exemplo, onde as cirurgias são as chamadas eletivas, ou seja, que podem ser agendadas por não serem de urgência e emergência, o tempo de espera é maior. Acontece que quando, finalmente, o procedimento é marcado, a dificuldade é encontrar o paciente para avisá-lo da cirurgia.


O problema decorre da falta de atualização dos cadastros dos pacientes, já que é pelo telefone que quem tem uma cirurgia agendada é avisado. As orientações são basicamente sobre o dia do procedimento, a data da internação, o que deve ser levado para o hospital e informações sobre a necessidade ou não de ir em jejum, ou qualquer outra orientação necessária para o sucesso da cirurgia.


O problema é muito mais comum do que se imagina e prejudica o andamento da fila de pacientes que aguardam um procedimento. No caso dos pacientes, pela falta de um cadastro atualizado, a tão sonhada cirurgia pode voltar para o fim da fila.


“É um problema que nossa equipe enfrenta com frequência, porque muitas vezes os pacientes dão entrada nos seus pedidos, mas não atualizam seus cadastros, e a equipe tenta entrar em contato para informar as datas das suas cirurgias e dar as orientações, mas sem sucesso. Então pedimos que todos os pacientes que estão aguardando por cirurgias, mantenham seus cadastros atualizados e fiquem atentos às chamadas. Isso é muito importante pra que nosso serviço possa fluir da melhor forma, assim como é bom para a população que terá um tempo menor de espera”, médico Alan Areal, diretor de Assistência da Fundhacre.


Os pacientes que aguardam cirurgias e mudaram de telefone, devem atualizar o contato pelos números 68 3215 2008 – 3215 2019 ou presencialmente na Central de Agendamento Cirúrgico, que fica na próxima Fundhacre.


Sair da versão mobile