Moradores de diversos bairros de Rio Branco voltaram a reclamar da falta de água. Conforme os relatos, quando há o fornecimento, a vazão é baixa e a água não sobe para as caixas de armazenamento.
Após as reclamações, a reportagem do ac24horas procurou a direção do Saerb, que confirmou o problema. Segundo o presidente da autarquia, Enoque Pereira, a baixa produção é causada por um colapso em um decantador. “Nós estamos passando por uma baixa produção, já faz alguns dias a gente começou a reforma de um dos filtros da ETA 2 e teve que baixar um pouquinho a vazão e por último tivermos o colapso de um que decanta 250 litros por segundo. O problema aconteceu há alguns dias e estávamos atrás de recursos para poder refazer, tem 20 anos e nunca passou por reforma”, explica.
Conforme Enoque, o decantador faz a limpeza da água que é captada do Rio Acre. “A ETA tem três processos distintos e tem que respeitá-los sob pena de enviar água suja às residências, o decantador é um dos principais processos, já que pega a água do rio suja e lama da água limpa e se esse processo for comprometido não teremos uma água de qualidade. Estamos trabalhando e esperamos voltar nos próximos dias a bombear água com a vazão esperada que é de mais de mil litros por segundo”, diz o presidente do Saerb.