Ícone do site Ecos da Noticia

Caminhada até túmulo de Chico Mendes em Xapuri marca semana de conscientização

Como parte da programação da Semana Chico Mendes foi realizada neste sábado, 15, em Xapuri um ato, acompanhado de uma caminhada até o túmulo do líder seringueiro. O ato aconteceu na casa onde Chico foi assassinado em dezembro de 1988 até o Cemitério São José, onde Chico está enterrado.


O evento contou com a presença de dezenas de pessoas, inclusive de ex-companheiros de luta do líder ambientalista.


Uma das falas mais emocionantes foi do advogado Gomercindo Rodrigues que fazia parte do movimento em defesa da floresta que provocou a morte de Chico Mendes. Bastante emocionado, Rodrigues falou sobre o legado do xapuriense respeitado em todo o mundo pela sua luta.


“Eu sempre digo que morto ele não está, se estivesse não estaríamos hoje aqui, 36 anos depois, com muita gente de fora, inclusive, para falar da história dele, pra falar dos ideais, para falar que é possível viver na floresta sem destruir, pra falar que é possível um mundo melhor. Aqueles que atiraram no Chico perderam o tiro, erraram o alvo, aqueles que pensam que o mataram, na verdade, o tornaram imortal. Esta é a mensagem que eu quero deixar neste momento”, afirmou.


 


Veja o vídeo:


Sair da versão mobile