O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), respondeu às declarações do secretário de Governo, Luiz Calixto, sobre os critérios para o acesso ao aluguel social por parte das famílias desalojadas. Calixto havia afirmado que apenas alguns dos acampados atendem aos requisitos para o benefício e que a responsabilidade seria exclusivamente da gestão municipal.
Para Bocalom, a questão precisa ser debatida em conjunto pelas administrações municipal e estadual. Ele defendeu que a situação das famílias está sendo analisada pela equipe da prefeitura, mas destacou que não é correto atribuir toda a responsabilidade à gestão municipal.
“Olha, a equipe vai estudar isso e entender o que está acontecendo e por que está acontecendo. A prefeitura tem o aluguel social, mas eu penso que a gente precisa discutir isso melhor. É muito fácil empurrar tudo para a prefeitura. Eu acho que a gente precisa debater isso em conjunto”, afirmou o prefeito.
As famílias estão acampadas há mais de uma semana, desde que uma reintegração de posse as retirou de uma área de cerca de 13 hectares no bairro São Francisco.