O Bahia está de volta à CONMEBOL Libertadores! Com a vitória por 2 a 0 para cima do Atlético-GO, neste domingo (8), o Tricolor terminou o Brasileirão na 8ª colocação, o suficiente para garantir o seu lugar na principal competição do continente.
Na última rodada, a equipe disputava a vaga com o Cruzeiro, que também tinha chances, mas acabou tendo que se contentar com a 9ª posição e a classificação à CONMEBOL Sul-Americana.
Com isso, o Bahia retorna à Libertadores depois de 35 anos. A última vez que o time esteve no torneio foi em 1989. Antes disso, os baianos estiveram na Liberta mais duas vezes, sendo a primeira logo na estreia da competição, em 1960. Na ocasião, o Tricolor foi o representante brasileiro no torneio depois de ser campeão brasileiro em 1959.
Apesar de estar garantido na Libertadores, o Bahia ainda precisará passar por dois desafios para chegar à fase de grupos. Isso porque o time estreia na 2ª fase prévia, que acontece entre os dias 19 e 26 de fevereiro. Caso se classifique, o time ainda disputa a 3ª fase, entre 5 e 12 de março. Só se superar tudo isso é que os baianos vão à fase de grupos, que começa dia 2 de abril de 2025.