Ícone do site Ecos da Noticia

Acre registra aumento de casos de Covid-19 e festas de final de ano preocupam autoridades

UPA Franco Silva, na baixada da Sobral, em Rio Branco (imagem ilustrativa) - Foto: Whidy Melo/ac24horas

Os casos de Covid-19 voltaram a crescer de forma assustadora no Estado, principalmente, em Rio Branco. O alerta tem sido dado por médicos que estão vendo pacientes lotando as unidades de saúde públicas e privadas com sintomas causados pelo vírus. Ontem, a médica Kátia Campos publicou um vídeo nas redes sociais, após sair de um plantão na Unimed, onde se disse espantada com a quantidade de novos casos (veja aqui)


O aumento também é registrado nas Upas.


O crescimento se reflete em números. Conforme o último levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), o Estado acumula um total de 3.123 casos confirmados. Apenas na última semana epidemiológica, foram registrados 713 novos casos, o que representa 23% do total de todo o ano.


Os números devem ser ainda maiores, já que a semana epidemiológica 51 compreende o período apenas entre 15 a 21 de dezembro e nos últimos dias, os casos aumentaram ainda mais.


Apesar do crescimento do número de casos, a quantidade de mortes é menor do que em relação ao ano passado. Em 2023, o Acre registrou 39 mortes tendo a Covid-19 como causa. Este ano, o número é de 14 óbitos.
A Sesacre informou ainda que a maioria dos casos estão mais concentrados nos adolescentes e adultos jovens, casos leves, sem gravidades.


Porém, é necessário que os jovens tenham cuidado no contato com idosos e crianças menores de 6 meses e as que não foram vacinados.


Outra preocupação é em relação às festas de confraternização de fim de ano, onde aumenta a aglomeração de pessoas. A orientação é que a população volte a fazer uso de máscaras.


Sair da versão mobile