Conforme dados extraídos do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde (MS) nesta quinta-feira, o Acre tem 5.452 casos prováveis de dengue.
O número é um pouco maior do que o registrado no ano passado, quando foram notificados 5.445 casos de dengue no estado acreano, sendo que 3.755 deram positivos.
Os números mostram que em todo o Brasil, já são mais de 6,5 milhões de casos. Em números absolutos, São Paulo lidera o número de registros com 2,1 milhões de casos, o que significa 32,62% do total.
Apesar de ser reta final do ano, a época no Acre é de preocupação e reforço das ações de conscientização sobre a doença, já que é o momento em que se inicia o período chuvoso e que propicia as condições de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
As orientações são eliminar recipientes como pneus, vasos de plantas e calhas, tornam-se criadores potenciais. A população deve estar atenta à eliminação desses focos, realizando inspeções semanais em suas residências e locais de trabalho para evitar o acúmulo de água parada.