Uma das paradas de ônibus mais antigas de Rio Branco, localizada na avenida Ceará na altura do portal da Maternidade Bárbara Heliodora, foi derrubada há cerca de quatro semanas, deixando passageiros indignados com a falta de resposta da Prefeitura de Rio Branco acerca do motivo da ação e previsão de reconstrução do abrigo. De acordo com a RBTrans, a remoção do ponto de ônibus aconteceu a pedido da Secretaria de Estado de Obras Públicas – SEOP e tem relação com a construção de um viaduto.
Nesta quarta-feira (6), a reportagem do ac24horas visitou o local. O que resta do ponto de espera do ônibus é o chão acimentado. Quem espera o transporte público naquela região fica sob a sombra das árvores ou se encaminha para uma outra parada de ônibus há 50 metros, que não suporta a quantidade de passageiros em horário de pico.
Emanuela Rodrigues, de 54 anos, moradora do bairro Tancredo Neves, disse que a derrubada do ponto de ônibus para a sua não reconstrução imediata é uma falta de respeito com a população. “É absurdo, porque quando fazem isso é como se fosse um bem deles, e não é, é de quem vem pra utilizar. Se fosse pra reformar, derrubava num dia e no outro começava a reforma, porque nesse tempo que estamos passando agora ou ficamos em sol escaldante ou em chuva, e ninguém sai de casa pra passar por isso”, afirmou.
Maria Alberta Sampaio, de 65 anos, moradora do Bairro da Paz, falou sobre a importância histórica do ponto de ônibus. “Desde que começou a passar ônibus em Rio Branco essa foi uma das primeiras paradas a serem feitas. Quando as minhas filhas tiveram filho aqui na maternidade [Bárbara Heliodora, ao lado], a primeira viagem que fizeram com os bebês foram partindo daqui, então tudo isso tem um significado na história da gente que parece que quem toma as decisões não entende, só vai fazendo o que dá na cabeça”, criticou.
O superintendente de Transporte e Trânsito de Rio Branco, Clendes Vilas Boas, informou à reportagem que a remoção foi realizada a pedido da engenharia da SEOP, que está responsável pela construção do viaduto na área. Para atender às necessidades dos usuários e compensar essa alteração, outra parada mais adiante foi construída com um espaço maior, garantindo mais conforto e funcionalidade aos passageiros. Vilas Boas encaminhou ainda um ofício assinado pelo secretário da SEOP, Ítalo Almeida Lopes, em que a remoção do ponto de ônibus é solicitada em atenção à obra de implantação do Complexo Viário.