Em menos de 20 dias, a Polícia Militar de Cruzeiro do Sul fez nova uma nova apreensão de cipó jagube extraído e transportado sem autorização ambiental. O cipó, junto com a folha chacrona, dá origem à Ayahuasca, e foi encontrado no Ramal 2 da BR-364, nessa sexta-feira (15). Desta vez, a PM não informou a quantidade do material apreendido.
Na mesma ação, madeira, que também não teve a quantidade divulgada, foi apreendida pelo Batalhão Ambiental, que intensificou o policiamento na zona rural de Cruzeiro do Sul, priorizando a fiscalização e a preservação do meio ambiente.
O cipó e a madeira apreendidos foram entregues na Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. “As referidas operações reafirmam o papel crucial da Polícia Ambiental de Cruzeiro do Sul como guardiã do meio ambiente, contribuindo de maneira efetiva para a proteção e a recuperação dos ecossistemas locais”, citou a assessoria de comunicação da PM de Cruzeiro do Sul.
No dia 31 de outubro, depois de receber uma denúncia anônima, a Polícia Militar apreendeu meia tonelada do cipó jagube no porto do Rio Croa. O material havia sido retirado do Ramal do Aníbal, na BR-364 e estava sendo levado para um local no Rio Croa, onde a bebida seria preparada.