Mulher sofre aneurisma e terá de esperar 6 dias para ser atendida no Pronto-Socorro de Rio Branco

Familiares de Raimunda Braga Dallamaria, de 51 anos, internada na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do pronto-socorro, em Rio Branco, à espera de um procedimento neurológico desde o último sábado (9), vítima de um aneurisma cerebral, procuraram o ac24horas nesta segunda-feira (11) demonstrando preocupação com a saúde da mulher porque, pela falta de profissionais capacitados para realizar um exame no estado, ela só poderá ser avaliada na próxima sexta-feira (15), seis dias depois de ter sido hospitalizada.


Virginia Pires da Luz, sobrinha de Raimunda, conta que a mulher estava em casa no sábado pela manhã quando disse “ai” e caiu. Raimunda foi então levada ao Pronto Socorro de Rio Branco com suspeita de derrame, mas uma tomografia diagnosticou o rompimento de uma artéria no cérebro. Segundo a sobrinha, ela está entubada e seu estado de saúde é considerado grave. “Os médicos disseram que para prosseguir com o tratamento é preciso fazer uma angiografia, mas o problema é que só tem um médico que faz isso e ele só chega na sexta-feira. O nosso temor é que como o estado dela é grave, não sabemos se ela vai resistir até lá. É um absurdo que ela fique sangrando desde sábado passado até a próxima sexta!”, disse Virginia.


A angiografia cerebral é um exame mais completo e detalhado do que a ressonância e a tomografia. O exame é realizado por um médico neurorradiologista intervencionista, que insere um cateter em uma artéria da virilha e o leva até a aorta e às artérias carótidas e vertebrais. Em seguida, é injetado o contraste e o técnico realiza radiografias para criar imagens dos vasos sanguíneos.


Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre – SESACRE informou que apesar de entender a preocupação manifestada pela família quanto ao agendamento do procedimento para sexta-feira (15), o especialista responsável por realizar o exame só atende na unidade uma vez por semana antes de retornar ao seu estado de origem, mas garantiu que o médico chegará na quinta-feira (14) para realizar os procedimentos programados para a sexta (15).


Veja a nota da SESACRE na íntegra:


A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da direção do Pronto Socorro, vem a público esclarecer a situação da paciente Raimunda Braga Dallamaria, atualmente internada na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Pronto Socorro, à espera de um procedimento neurológico.


Entendemos a preocupação manifestada pela família quanto ao agendamento do procedimento para sexta-feira, porém, esclarecemos que o especialista responsável por realizar o procedimento que é específico e necessário vem de outro estado e atende em nossa unidade uma vez por semana. O neurologista chega na quinta-feira, realizando os procedimentos programados na sexta-feira, antes de retornar ao seu estado de origem.


Ressaltamos ainda que o serviço de neurologia no Pronto Socorro possui dois profissionais de plantão todos os dias da semana, atendendo às demandas emergenciais e de rotina.


A Secretaria de Estado de Saúde reforça seu compromisso com o bem-estar da paciente e informa que todos os esforços estão sendo feitos para garantir a melhor assistência possível dentro das condições atuais.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias