Cleia Araújo, moradora do bairro Placas, em Rio Branco, publicou um vídeo reclamando da falta de água no bairro, que fica na parte alta da capital acreana. Nas imagens, ela mostra que não há um pingo de água caindo da tubulação do Saerb.
“Isso já está ficando cansativo para tudo mundo que não tem água, é osso um negócio desse, pagar e não receber”, afirma.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro das Placas, Sirnande Melo, disse à reportagem o problema já tem muito tempo e que a informação é a de que o problema está nas bombas da Estação de Tratamento de Água. “A situação aqui tá complicada, falta muita água e o problema é que cai em uma casa, e em outra, ao lado, nem pinga. A prefeitura precisa entender que água é uma necessidade básica da comunidade. A informação de dentro do próprio Saerb é que o grande problema são as bombas que não conseguem mais enviar água com a força necessária”, conta.
Procurado, o presidente do Saerb, Enoque Pereira, se posicionou. Por meio de uma nota, afirmou que o desabastecimento foi causado por um colapso em um dos decantadores da ETA II, mas que equipes técnicas da autarquia trabalham para resolver o problema.
O SAERB informa quanto ao abastecimento de Rio Branco, que nos últimos dias houve redução na produção de água da ETA II, de 1000 para 850 litros por segundos, desencadeado pelo colapso de um dos decantadores.
O referido decantador, já teve iniciado sua recuperação, estando a equipe do Saerb empenhada para concluir o mais rápido possível.
Com a redução da produção, algumas áreas tiveram um menor tempo de abastecimento, incluindo algumas áreas da parte alta.
É importante salientar o controle do usuário no desperdício, que ainda é muito alto, mesmo com fiscalização, multa e até corte daquele usuário encontrado na situação de desperdício.
O Saerb está buscando equalizar, dentro da atual realidade, as condições de todas as áreas de Rio Branco, até que a produção máxima da ETA II, volte a ocorrer.
Pedimos aos usuários que entre em contato via WhatsApp, em horário comercial, através do número 3212 7438 para informar falta de água, para que possamos tomar conhecimento e encaminhar equipe de forma imediata.
VEJA VÍDEO: