Centenas de pessoas prestigiaram a missa celebrada pelo Bispo Dom Joaquín Pertiñez, da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, durante o Dia de Finados no cemitério São João Batista, neste sábado, 2. A cerimônia, que reuniu uma grande multidão, foi marcada pela mensagem do bispo sobre a certeza da “morte” e a importância de viver com vigilância e preparação.
Em sua homilia, Dom Joaquín destacou: “A primeira certeza é que a morte é certa e virá para todos; ninguém escapará. A segunda certeza é que não sabemos nem o dia, nem a hora. Tanto o Evangelho quanto todos nós estamos conscientes disso: alguns vão antes, outros depois; alguns aos 15, outros aos 50, outros aos 80. Ninguém pode acrescentar nem um minuto, nem uma hora à vida que Deus lhe concede. Portanto, é nessas certezas que devemos viver”.
O bispo também reforçou a necessidade de estarmos vigilantes e preparados: “Devemos nos preparar, estar vigilantes e prontos para que, quando chegar esse momento, não sejamos como aqueles que não pensam, que não se preparam, que não vigiam, que não dão sentido à vida. Sabendo que não ficarão aqui para sempre, um dia também terão que dar esse passo”. Ele lembrou que, naquele local sagrado, estão sepultadas pessoas de diferentes crenças, e que o julgamento cabe apenas a Deus.
O secretário de zeladoria, Joabe Lira, informou que uma programação especial foi realizada na semana que antecedeu o Dia de Finados. Segundo ele, mais de 30 mil pessoas são esperadas no cemitério São João Batista. “Trabalhamos muito na última semana para preparar o cemitério para este dia. Embora o cuidado seja durante o ano todo, este dia é especial. A expectativa é que passem por aqui hoje cerca de 50 mil pessoas, considerando os quatro cemitérios da cidade, sendo este o principal, com média de 30 mil visitantes”, afirmou.
Lira acrescentou que uma equipe de 200 pessoas foi mobilizada para auxiliar os visitantes, especialmente aqueles que têm dificuldades em localizar túmulos específicos. “Muitos acabam esquecendo onde está o sepultado do familiar, então nossa equipe está disponível para ajudar na localização e condução até o local”, explicou.
No cemitério São João Batista, as missas são celebradas às 8h e às 16h.