MC do Bujari vai representar o Acre em duelo nacional de batalha de rimas em BH

Nos próximos dias 16 e 17 de novembro, acontece em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, o Duelo Nacional de MC, considerada uma das maiores competições de hip-hop do país, marcada pela batalha de rimas.


Entre os 32 participantes de todos os estados brasileiros, o Acre será representado por um jovem de 23 anos, atual campeão estadual. Alisson Conceição, Ribeiro, 23, conhecido no hip-hop como El Tchuco MC, conversou com o ac24horas sobre sua história de vida e a expectativa de participar da competição pela primeira vez.


“Nasci em Rio Branco, mas fui criado na zona rural de Bujari, em uma propriedade às margens da BR-364. Fui adotado por um casal de idosos e conheci o rap através do vizinho que ouvia Racionais. Acabei criando gosto pela música, e as batalhas de rima eu conheci em 2018 no Palácio Rio Branco e desde então eu já fique fã”, conta.


Apesar de ser acompanhar as batalhas de rimas já algum tempo, El Tchuco só começou a disputar as competições há dois anos. “Eu assisti passei 4 anos só assistindo, e em 2022 eu comecei a batalhar No começo de 2023, surgiu o meu apelido, que já pra ter aquela pegada da fronteira, já que estamos na divisa do Brasil com outros países”, afirma.


El Chuco fala da expectativa de representar o Acre e lembra da morte recente da mãe, que era sua inspiração. “A expectativa é tremenda, a gente se preparou muito o ano todo para isso, para chegar lá e representar o Acre, carregar nossa bandeira. Minha mãe morreu há um mês e ela me inspirou bastante a correr atrás e ter perseverança para vencer esse estadual. Minha inspiração é a vivência, é a vontade de narrar minha realidade, minha história não é contada, então eu mesmo tenho que tentar contá-la com meus versos, com minhas rimas”, explica.


O evento nacional é organizado pelo coletivo Família de Rua. Além de El Tchuco, que vai competir, o Acre vai está representado pela coordenação da etapa estadual. “Extremamente importante o Acre participar desse duelo nacional, que é um dos maiores encontros do hip-hop nacional. Estaremos lá para trocar experiências com as demais organizações e construir pontes para avançar o hip-hop acreano”, conta Samyron Andrade, um dos representantes que estará em Belo Horizonte, conhecido no estado por ser um dos integrantes do grupo musical Cobras Dance.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias