Nos próximos dias 16 e 17 de novembro, acontece em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, o Duelo Nacional de MC, considerada uma das maiores competições de hip-hop do país, marcada pela batalha de rimas.
Entre os 32 participantes de todos os estados brasileiros, o Acre será representado por um jovem de 23 anos, atual campeão estadual. Alisson Conceição, Ribeiro, 23, conhecido no hip-hop como El Tchuco MC, conversou com o ac24horas sobre sua história de vida e a expectativa de participar da competição pela primeira vez.
“Nasci em Rio Branco, mas fui criado na zona rural de Bujari, em uma propriedade às margens da BR-364. Fui adotado por um casal de idosos e conheci o rap através do vizinho que ouvia Racionais. Acabei criando gosto pela música, e as batalhas de rima eu conheci em 2018 no Palácio Rio Branco e desde então eu já fique fã”, conta.
Apesar de ser acompanhar as batalhas de rimas já algum tempo, El Tchuco só começou a disputar as competições há dois anos. “Eu assisti passei 4 anos só assistindo, e em 2022 eu comecei a batalhar No começo de 2023, surgiu o meu apelido, que já pra ter aquela pegada da fronteira, já que estamos na divisa do Brasil com outros países”, afirma.
El Chuco fala da expectativa de representar o Acre e lembra da morte recente da mãe, que era sua inspiração. “A expectativa é tremenda, a gente se preparou muito o ano todo para isso, para chegar lá e representar o Acre, carregar nossa bandeira. Minha mãe morreu há um mês e ela me inspirou bastante a correr atrás e ter perseverança para vencer esse estadual. Minha inspiração é a vivência, é a vontade de narrar minha realidade, minha história não é contada, então eu mesmo tenho que tentar contá-la com meus versos, com minhas rimas”, explica.
O evento nacional é organizado pelo coletivo Família de Rua. Além de El Tchuco, que vai competir, o Acre vai está representado pela coordenação da etapa estadual. “Extremamente importante o Acre participar desse duelo nacional, que é um dos maiores encontros do hip-hop nacional. Estaremos lá para trocar experiências com as demais organizações e construir pontes para avançar o hip-hop acreano”, conta Samyron Andrade, um dos representantes que estará em Belo Horizonte, conhecido no estado por ser um dos integrantes do grupo musical Cobras Dance.