O Governo do Acre, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, apresentou na segunda-feira, 11, os resultados da operação limpeza no Igarapé São Francisco, que durou 14 dias e envolveu a participação de diversos órgãos estaduais e municipais.
Durante a operação, realizada entre 11 e 25 de outubro de 2024, foram retiradas mais de 112 toneladas de entulhos de um trecho de 22 km do igarapé, desde o bairro Universitário até a foz do Igarapé, no bairro Adalberto Aragão, onde ele deságua no Rio Acre.
A limpeza envolveu a retirada de resíduos sólidos, entulhos e balseiros, como galhos e troncos, que comprometem o bom funcionamento do igarapé. Para garantir a eficiência da operação, foram utilizados diversos equipamentos, como motosserras, cortadores de grama, foices, caminhões basculantes e embarcações, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) e do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre). A mão de obra foi fornecida em parte pelos apenados do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).
A ação foi realizada em colaboração com diversas entidades, como a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Acre (Sema), a Secretaria de Governo (Segov), a Defesa Civil Estadual, a Polícia Militar do Acre (PMAC) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), além de outros órgãos municipais.