O líder da facção Bonde dos 13 (B13) João Carlos Freitas Ferreira, de 31 anos, conhecido como “Nego João” , foi preso na noite desta quarta-feira, 13, na Travessa Liberdade, via de acesso pelo Ramal do Pica-pau, região do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com informações do 2° Batalhão da Polícia Militar, a guarnição realizava patrulhamento ostensivo no Ramal Pica-Pau, área sob domínio da organização criminosa Bonde dos 13, cujos os membros da facção são conhecidos por intimidar e ameaçar os moradores locais. A operação visava prevenir possíveis delitos na região.
Ao ingressar na Travessa Liberdade, os agentes avistaram três indivíduos que, ao perceberem a aproximação da viatura, fugiram em direção a uma área de mata. A guarnição iniciou a perseguição a pé, mas, inicialmente, nenhum dos suspeitos foi capturado.
Persistindo nas buscas, a equipe observou uma movimentação suspeita, ouviram respirações ofegantes vindas de uma caixa d’água. Ao investigar, encontraram “Nego João” escondido. Com o suspeito, que admitiu ser membro da organização e atuar como “frente” no bairro, foi apreendida uma escopeta calibre 28, contendo seis cartuchos intactos e três deflagrados.
Diante do flagrante, João Carlos recebeu voz de prisão pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e conduzido à Delegacia de Flagrantes (DEFLA) para os devidos procedimentos.