Ieptec leva saúde, arte e gastronomia para a décima edição da Mostra Viver Ciência

976-0-0#

A décima edição da Mostra Viver Ciência continua a todo vapor na Escola de Ensino Integral Armando Nogueira, em Rio Branco. Entre as instituições que têm se destacado, está o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) que este ano levou  projetos desenvolvidos por alunos de suas diversas unidades, reforçando a integração entre tecnologia, saberes regionais e sustentabilidade.


Entre os trabalhos expostos, o projeto Arte do Sorriso Sustentável, realizado pelos alunos do curso técnico em saúde bucal da unidade da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira de Porto Acre, chama a atenção pelo o uso de materiais recicláveis, como garrafas PET, papelão e EVA. Os estudantes criaram modelos educativos para ensinar sobre higiene bucal a crianças da educação infantil e fundamental.


Equipe fez modelos educativos de higiene bucal com materiais recicláveis. Foto: Dayana Soares/SEE

“Esses materiais, que seriam descartados, foram transformados em ferramentas pedagógicas importantes, mostrando que é possível unir sustentabilidade e educação”, explicou a coordenadora do curso, Fabiana Moares.


O estudante Fagner Barbosa, participante do projeto, destaca que apresentar o trabalho na edição deste ano é uma oportunidade para enriquecer sua experiência profissional. Com planos de seguir na área da saúde, ele reflete: “Estamos aqui para compartilhar informações com as pessoas, porque conhecimento é uma riqueza que ninguém pode tirar de você.”


Equipe de enfermagem disponibilizou testes de glicemia e informações sobre hábitos saudáveis. Foto: Dayana Soares/SEE

Outro destaque foi o curso de técnico em enfermagem da unidade Maria Moreira, de Rio Branco que trouxe um projeto sobre prevenção à obesidade e diabetes em crianças e adolescentes. Os estudantes realizaram testes de glicemia e compartilharam informações sobre hábitos saudáveis.


Para o estudante Cauã Moreira que está entre os alunos que apresentam o projeto, a Viver Ciência, além do acesso ao conhecimento, desperta o engajamento e a integração entre as escolas do estado. “É um evento que junta todas as escolas de Rio Branco e estado e nos proporciona aprender mais coisas sobre as outras instituições e projetos dos alunos que se empenham bastante”, afirma.


Equipe inova com receita de peixe moquecado. Foto: Dayana Soares/SEE

Na área da gastronomia, alunos da Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felicio da Cidade do Povo surpreenderam com pratos que uniram sabor e inovação. As três equipes da instituição que participam da mostra apresentaram um peixe moquecado feito na folha de bananeira com purê de banana da terra e molho de tucupi criado pelos estudantes, um bolo temático que incorporou robótica e um sorvete de nitrogênio feito com açaí.


“Em todos os pratos foram usados produtos regionais como o açaí, o cupuaçu, a castanha, o pirarucu e tucupi. Tudo preparado pelos nossos alunos dos cursos de gastronomia e confeitaria”, explicou a coordenadora-geral da instituição, Marineide Diogenes.


Equipe de fotografia destacou a identidade visual acreana em seu trabalho. Foto: Dayana Soares/SEE

O estudante Jesus da Silva que participou da equipe do peixe moquecado conta que esta é a quinta vez em que apresenta projetos na Viver Ciência e dessa vez, participar com a gastronomia tem sido especial . “É incrível poder valorizar os recursos da nossa terra e, ao mesmo tempo, explorar novas tecnologias”, disse.


Já alunos do curso de design gráfico da Usina de Artes João Donato marcaram presença com um trabalho voltado para a identidade cultural acreana. Cartões postais e panfletos inspirados no Museu dos Povos Acreanos foram produzidos, destacando a importância da arte e do design na preservação da história e da cultura local. “É um trabalho muito bonito e marcante, uma foto fala muito e é uma muito forte e necessária”, destacou uma das estudantes que apresenta o projeto, Ana Victoria Silva.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias