O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), informou por meio de nota pública nesta quinta-feira, 28, após denúncia de suposta invasão na Aldeia Katukina, na Terra Indígena Rio Gregório, em Tarauacá, que a denúncia não procedia e que não foi verificado nenhum ataque externo à aldeia.
Equipes das Forças de Segurança foram enviadas e chegaram ao local nas primeiras horas desta quinta-feira. “Com aparato prontamente montado para atender a denúncia, equipes compostas por policiais federais, militares e civis, além de guarnições do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), ao chegarem ao local e conversarem com indígenas e lideranças. O Estado, assim que acionado, não mediu esforços e empenhou as equipes de forma coordenada e imediata, mostrando agilidade e eficiência para atender a demanda, principalmente por ser um ponto isolado e de difícil acesso. Na terra indígena habitam os povos Katukina e Yawanawá, em uma área de 188.329 hectares”, diz a nota.
O Secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, concluiu: “ressalta-se que a coordenação das ações foi de competência da Polícia Federal. O governo estadual atuou de forma subsidiária, oferecendo suporte logístico e de pessoal”.