Ícone do site Ecos da Noticia

Erosão avança no Novo Mercado Velho e chuvas impedem obras de contenção

Foto: Whidy Melo/ac24horas

A Defesa Civil Estadual ainda estuda a melhor metodologia para intervenção do desbarrancamento que acontece no Novo Mercado Velho, em Rio Branco, mas adiantou ao ac24horas neste sábado (9) que eventuais obras de contenção só serão realizadas após o inverno.


De acordo com o coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Carlos Batista, a ocorrência de chuvas com frequência impossibilita qualquer obra no local. Enquanto isso, estudos estão sendo realizados na região para tentar mitigar os impactos da erosão.


Foto: Whidy Melo/ac24horas

“Estamos em um período de chuvas e a tendência é aumentar o volume pluviométrico para os próximos meses. Estamos buscando uma solução para conter a movimentação do talude, que não é uma solução fácil, tendo em vista o período chuvoso. Lidamos com um fenômeno que envolve instabilidade do solo e precisamos entender o processo de movimentação nas camadas mais profundas. Estamos investigando por meio de algumas técnicas, para buscarmos inicialmente conter a movimentação do solo ou medidas que venham reduzir o processo de movimentação. É uma obra complexa, não temos como realizá-la nesse período chuvoso, e obras definitivas só ano que vem”, disse o coronel.


Por causa da erosão naquele local, o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, solicitou recursos financeiros ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O processo está em análise.


Foto: Whidy Melo/ac24horas

Atualmente, as áreas de calçada no Novo Mercado Velho mais próxima ao rio Acre, entre as pontes Juscelino Kubitschek e a coronel Sebastião Dantas, e também a passarela Joaquim Macedo, estão interditadas. A Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo – SEHURB está levantando todas as informações sobre os comerciantes afetados para formalizar o processo de desapropriação.


Sair da versão mobile