Em Cruzeiro do Sul não há UTI pediátrica nem semi intensiva

Nesta segunda-feira, 11, segundo o observatório da secretaria de Estado de Saúde – Sesacre, os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI, estão ocupados. O fato é negado pela coordenação de saúde do Vale do Juruá.


“ Nós estamos com 9 leitos ocupados e 1 desocupado segundo o censo de hoje da equipe do hospital do juruá”, cita a chefe da regional de saúde, Diane Carvalho.


Os 10 leitos de UTI de Cruzeiro do Sul têm que atender os moradores do próprio município, das outras 4 cidades do Vale do Juruá, além de Guajará e Ipixuna, no Amazonas.


Um médico do Hospital do Juruá, que não quer se identificar disse que a UTI fica sempre lotada porque na unidade hospitalar não há leitos semi intensivos. “ Desde sábado tem uma indígena de Feijó que está lúcida, sem entubação e poderia estar em um leito semi intensivo. Como não há, fica na UTI. Este é só um exemplo dos muitos casos que acontecem diariamente aqui”, relata ele.


O profissional relata ainda que no Hospital da Mulher e da Criança de Cruzeiro do Sul,só há UTI neonatal, para os recém nascidos. As crianças que precisam de cuidados intensivos têm que ser transferidas via Tratamento Fora do Domicílio – TFD, para Rio Branco. “ A segunda maior cidade do Acre não ter UTI para criança é um absurdo”, concluiu o profissional.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias