A família de Raimunda Braga Dallamaria, de 51 anos, internada no pronto-socorro de Rio Branco após ser diagnosticada com dois aneurismas, enfrenta dias de insegurança devido a sucessivos adiamentos de sua cirurgia. A situação teve início na terça-feira (12), quando a angiografia confirmou a existência dos aneurismas. A cirurgia para tratar o maior deles foi inicialmente agendada para a última quarta-feira (13).
No entanto, Virginia Pires da Luz, sobrinha da paciente, diz que o procedimento foi cancelado no mesmo dia devido a complicações no quadro clínico de Raimunda, que aguarda o procedimento desde o dia 9 de novembro. “Exames indicaram que suas plaquetas estavam abaixo de 100 mil, o que aumentava o risco de hemorragias, e que ela havia desenvolvido uma infecção pulmonar após aspirar vômito no episódio em que sofreu a queda”, explicou.
Na quinta-feira (14), a sobrinha informou que novos exames mostraram uma melhora no estado de saúde da paciente, e a cirurgia foi reagendada para a sexta-feira (15). Apesar disso, a família passou o dia aguardando transporte para o procedimento, mas, às 18h, foi informada de que a cirurgia havia sido novamente adiada, desta vez devido a problemas com a equipe de neurocirurgia.
Virginia destacou que o procedimento está agora previsto para acontecer nesta segunda-feira (18). Os familiares relatam apreensão e insegurança com os adiamentos. “Estamos muito preocupados. É uma situação difícil, com uma expectativa grande a cada novo dia e sem a certeza de que tudo vai ocorrer como planejado. Estamos apreensivos e inseguros”, desabafa.