O ativista social Francisco Panthio exibiu em suas redes sociais neste domingo (10) a situação de abandono em que se encontra Ivanildo Barata, mais conhecido como “pai me dá um real”. Em situação de rua e entregue ao vício em álcool e outras drogas, o homem já conhecido por perambular no centro de Rio Branco agora parece ter migrado para a região da Sobral.
Nas imagens gravadas na manhã deste domingo (10), Ivanildo aparece dormindo em frente a uma loja na avenida Sobral, principal de uma série da bairros que compõe a regional homônima. Panthio diz que a situação, que já se agrava há muitos anos, é símbolo da negligência e responsabilidade do poder público.
“O pai, ele fica mais no centro da cidade, mas a gente tem familiares aqui na baixada e quando o cara vai no rumo da família é porque a coisa está feia. Não aguentou chegar e dormiu aqui. Símbolo das brincadeiras, das chacotas, mas é o símbolo da negligência e da irresponsabilidade do poder público que faz muita conversa, muita audiência pública e pouca ação para melhorar o caute dos moradores em situação de rua de Rio Branco. É caótica a situação, a gente fica revoltado, mas não pode fazer nada diante de tanta omissão, tanta falta de ação, é muita conversa, muita reunião, muita teoria e pouca prática”, criticou Panthio.
Em maio de 2022, a juíza Olívia Maria Alves Ribeiro, da 5ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco autorizou a internação compulsória de Ivanildo Barata. A ação de internação de “Pai me dá um real” foi acompanhada pela Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Rio Branco, mas dias depois fugiu das dependências do Hospital de Saúde Mental do Acre – HOSMAC.
Em julho do mesmo ano, foi acusado de assédio sexual e tentativa de estupro por uma jovem, nas dependências da Caixa Econômica, localizada na área central da cidade, além de já ter sido avistado se masturbando dentro de um ônibus de transporte público.
Em 28 de fevereiro de 2023, Ivanildo foi visto andando nu no Terminal Central, um dos locais mais frequentados da capital acreana.
VEJA VÍDEO: