Aldeia indígena recebe operação policial após denúncia de invasão de facções

Foto da Aldeia Nova Esperança na TI Yawanawá (Divulgação)

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), informou por meio de nota pública que está em atuação conjunta com a Polícia Federal, em operação desencadeada na Aldeia Katukina, na Terra Indígena Rio Gregório, em Tarauacá, região que teria sido invadida por organizações criminosas.


ENTENDA MAIS: Indígenas denunciam invasão de criminosos, abusos sexuais e agressões em aldeias do Acre


Equipes compostas por policiais federais, policiais militares, policiais civis, além de guarnições do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) se deslocaram para Cruzeiro do Sul, de onde partirão para o atendimento da ocorrência.


“O Estado presta apoio, ainda, com aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), garantindo o suporte necessário para o deslocamento à área de difícil acesso. Ressalta-se que a coordenação das ações é de competência da Polícia Federal, e que o governo está atuando de forma subsidiária, oferecendo suporte logístico e de pessoal”, diz a nota.


As ações estão sendo cuidadosamente planejadas e executadas, e todas as providências vêm sendo adotadas para garantir a segurança do povo Katukina e demais povos da Terra Indígena Rio Gregório, afirma o Secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias