O Tribunal do Júri da 1ª Vara de Rio Branco condenou Jocir Bezerra de Freitas e Valdir Valério do Nascimento pelo assassinato de Elivaldo Santana dos Santos, candidato a vereador pelo PSDB, em agosto de 2016, na zona rural de Porto Acre. A decisão do Conselho de Sentença resultou em penas superiores a 38 anos de prisão.
Segundo reportagem da TV 5, Jocir Bezerra recebeu a pena mais severa: 22 anos em regime fechado. Já Valdir Valério foi sentenciado a 16 anos, 7 meses e 15 dias, também em regime fechado. O juiz Robinson Aleixo determinou a prisão imediata dos condenados, em conformidade com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). Após o julgamento, ambos foram encaminhados ao sistema penitenciário de Rio Branco.
Segundo o Ministério Público do Acre (MP-AC), Jocir Bezerra e Valdir Valério, acompanhados de um terceiro indivíduo ainda não identificado, mataram a vítima com disparos de arma de fogo, agindo por motivo torpe e utilizando recursos que impossibilitaram a defesa do candidato.