Na noite desta Segunda-feira (18), uma grave acidente envolvendo um “jerico”, (veículo artesanal utilizado em áreas rurais), deixou duas pessoas feridas no Ramal do Cemitério, km 4, no município de Acrelândia, interior do Acre.
O idoso Gabriel David de Oliveira, de 68 anos, conduzia o veículo quando desequilibrou e caiu ao solo. O “jerico”, que continuou em movimento, atropelou o próprio motorista. O passageiro, Rosenildo Muniz Sales, de 62 anos, tentou agir rapidamente para evitar uma tragédia maior.
De acordo com informações de Rosenildo, o veículo estava prestes a esmagar a cabeça de Gabriel. Em uma tentativa heróica de salvar o amigo, ele saltou do trator e tentou desviar a roda com as mãos. Apesar de seus esforços, acabou com a mão gravemente ferida.
Populares que testemunharam a cena acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Uma ambulância de suporte básico do município foi enviada ao local. As vítimas receberam os primeiros atendimentos e foram encaminhadas inicialmente para a Unidade Mista de Acrelândia. Devido à gravidade das lesões, foram transferidas para o pronto socorro de emergência em Rio Branco.
Gabriel sofreu esmagamento dos músculos femorais, mas seu estado é considerado estável. Já Rosenildo teve a mão dilacerada, amputação da falange distal do polegar e do indicador
e fratura do quinto dedo, seu estado de saúde é considerado estável.