Os mais de 4,6 milhões de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enfrentaram neste domingo, 10, questões de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química), explorando uma ampla gama de temas atuais e complexos.
Entre os tópicos abordados estavam as novas fontes de energia, como energia solar, biobaterias e biogás, e questões sobre o impacto dos microplásticos no organismo humano. Além disso, essa edição contou com questões sobre a vacina contra a covid-19, tirinhas e daltonismo.
A prova inclui também temas de tecnologia e inovação, como o papel do grafeno e das células a combustível microbianas, destacando o potencial de desenvolvimento científico para resolver desafios energéticos. Houve questões sobre o acúmulo de pesticidas no meio ambiente, o uso de plantas para mitigar impactos ambientais, e o alto índice de reciclagem de latas de alumínio no Brasil.
Os participantes também encontraram perguntas sobre o papel da variável de resistência em carros, conceitos de centro de massa, e o uso de tecnologias como notebooks e raio-X. Além disso, foram abordados tópicos como o câncer associado ao vírus HTLV e conteúdos de química orgânica, eletroquímica e cálculo químico.
O primeiro dia de provas, realizado anteriormente, cobriu linguagens e ciências humanas, com questões sobre ícones culturais como Rita Lee e o grupo Racionais MC’s, além de tópicos de grande relevância social, como a crise climática e questões políticas que envolveram a Escola de Samba Mangueira.
Com informações do G1 Acre