Ícone do site Ecos da Noticia

Vacinar é preciso !

A decisão mais importante que o tutor deve tomar após decidir adotar um animal é assegurar sua vacinação. Além de proteger seu animal contra várias doenças infecciosas também está realizando um ato de saúde pública, uma vez que algumas dessas doenças são caracterizadas como zoonoses, podendo comprometer também a saúde da população humana.


Dessa forma, quanto maior o número de animais vacinados menor é a frequência dessas doenças em circulação na população animal. Com a vacinação o seu pet conserva a saúde em equilíbrio e se mantém protegido de doenças que muitas vezes não possuem cura.


Logo nas primeiras semanas de vida seu animalzinho está protegido pelos anticorpos maternos, porém com os passar dos dias essa imunidade começa a diminuir consideravelmente e então é necessário   iniciar o protocolo vacinal do seu bichano. Existem uma variedade de vacinas e cada uma desempenha um papel diferente na imunização do seu animal, com frequência e dosagem a ser definido de acordo com a necessidade. Algumas dessas vacinas são classificadas como opcionais e outras como obrigatórias, quem irá definir o melhor protocolo de vacinação será o seu veterinário de confiança. E isso ocorre após a avaliação minuciosa e presencial do animal, onde ele se certificará que este está saudável e apto a receber a vacina.


Por ter sua imunidade comprometida até finalização do seu ciclo vacinal, os animais que ainda não foram vacinados não devem ser expostos a ambientes possivelmente contaminados ou a animais não imunizados, pois uma vez adquirindo uma infecção não possuem anticorpos suficiente para combater essa enfermidade.


Como dito anteriormente, existem vacinas essenciais (obrigatórias) e não essenciais (opcionais) tanto para cães quanto para gatos. As indicações de quais devem ser realizadas irá depender da avaliação do veterinário onde ele irá definir qual se adequa a realidade do seu pet.


Na Au State Clínica Veterinária, você encontra uma variedade de vacinas, com opções que não exigem uso de agulhas na sua aplicação trazendo mais conforto e segurança para seu amigo peludo!


Sair da versão mobile