Toxoplasmose – O gato não é o vilão!

DICAS AU STATE PET
Estr. Dias Martins, 720 – Conj. Mariana, Rio Branco – AC, 69919-180
(68) 99243-8582


 


A toxoplasmose é uma zoonose de importante impacto na saúde pública e é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Essa afecção é mundialmente distribuída e assim como outras doenças que podem acometer humanos, pode ser evitada através de cuidados básicos de higiene.


Os gatos e outros felinos possuem o papel de hospedeiro definitivo no ciclo da toxoplasmose, e uma vez contaminados (a contaminação pode ocorrer através da ingestão de alimento contaminado), liberam oocistos no meio ambiente por meio da defecação. Esses oocistos permanecem no ambiente, e em condições ideais levam até 5 dias para esporular, quando então podem se tornar infectantes.


A infecção nos humanos pode ocorrer da seguinte maneira: transplacentária – quando a mãe passa para o feto através da placenta, por via oral – através da ingestão de fezes contaminadas (raro); por via alimentar – através de alimentos mal cozidos ou crus, e ainda pode ocorrer por transfusão sanguínea e transplante de órgãos.


Isto posto, é muito raro a infecção ocorrer por convivência com seu bichano, pois ele precisa estar contaminado e o manipulador precisaria ingerir as fezes após a esporulação, o que significaria passar dias sem limpar a caixinha de areia.


As vias mais comuns de infecção são através do consumo de carnes cruas e mal cozidas. Desse modo, as “gravidinhas” podem e devem ficar tranquilas recebendo e dando muito carinho aos seus gatinhos, pois uma vez mantendo a correta higienização das mãos e alimentos, estão seguras quanto a contaminação. Segue aqui algumas dicas para você se prevenir dessa zoonose:


limitar o acesso do gato à rua, onde ele pode caçar animais contaminados;


limpar a caixa de areia rotineiramente;


utilizar luvas para higienizar a caixa de areia, especialmente grávidas;


realizar o pré-natal (no caso de gravidez);


fazer consultas regulares com o veterinário;


higienizar as mãos após frequentar locais com areia, onde pode haver fezes de gato;


Higienizar verduras antes do consumo;


Evitar consumo de carnes cruas e mal cozidas.


A toxoplasmose é uma doença importante que merece atenção e cuidado, nesse sentido é necessário ter clareza sobre as informações para evitar o abandono de gatos, que como vimos, não são culpados pela transmissão aos seres humanos. Agende uma consulta na Clínica Veterinária Au State, tire todas as suas dúvidas e tenha apoio do seu veterinário de confiança.


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias