O pesquisador Davi Friale afirmou em boletim divulgado nesta quinta-feira, 10, que após semanas de seca severa e intensa fumaça que afetaram diversas regiões do Acre, as chuvas finalmente retornam ao estado, aliviando a situação crítica.
Segundo o boletim, o nível do Rio Acre na capital deve ultrapassar a marca dos 2 metros até o próximo domingo, 13, graças às chuvas torrenciais que atingem a bacia hidrográfica da região.
Segundo as informações, até esta quarta-feira, 9, municípios do Vale do Acre registraram acumulados pluviométricos superiores a 60 mm, com destaque para Epitaciolândia, que, com 80 mm, marcou a maior precipitação em todo o Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Assis Brasil e Brasileia também registraram chuvas intensas, superando os 95 mm em algumas áreas, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA).
“As previsões indicam que o fim de semana será marcado por tempo quente e úmido, com chuvas intercaladas ao longo do dia, especialmente nas tardes de domingo e segunda-feira. O aumento no nível do rio Acre, associado às precipitações, sinaliza o fim da seca que assolou o estado nas últimas semanas, além de trazer alívio quanto à elevada quantidade de fumaça que comprometeu a qualidade do ar”, explicou.