Após oito anos, uma aeronave da Azul Linhas Aéreas voltou a aterrissar no Aeroporto de Rio Branco, na manhã desta sexta-feira, 4, marcando o retorno das operações da companhia no Acre. O voo inaugural decolou de Belo Horizonte (MG) e contou com a presença do senador Alan Rick, do governador Gladson Cameli e de outras autoridades a bordo.
No saguão do aeroporto, o governador Gladson Cameli destacou que a chegada da companhia reduzirá o tempo de espera e oferecerá novas opções à população, além de gerar empregos e renda no Acre. “Eu tenho certeza de que isso vai diminuir o tempo de espera da população, criar novas opções para que a gente não perca tempo, porque tempo é vida. Agora, temos mais uma opção, pois antes, quem precisava, ia para Porto Velho ou Brasília, mas agora será possível fazer conexões com outros destinos, como Manaus, que tem uma grande demanda. Com o apoio da classe política, da iniciativa privada e o Estado fazendo sua parte, a Azul voltando ao Acre vai, com certeza, gerar empregos e oportunidades”.
O senador Alan Rick também destacou a importância da união de esforços para a retomada dos voos no estado. Segundo ele, a chegada da Azul proporcionará mais opções de voos aos acreanos. “Primeiro, mais uma opção para os acreanos, o que aumenta a concorrência e garante mais voos, trazendo o Acre de volta para uma rota direta com o Sudeste do Brasil, em Confins. E, futuramente, podemos ter novas rotas da Azul, como para Cruzeiro do Sul, que já estamos discutindo. Conseguimos trazer esses dois voos, um diurno e um noturno, e o próximo objetivo é ampliar essa oferta”, disse.
Na solenidade, representantes da companhia aérea entregaram maquetes de aviões da Azul ao governador Gladson Cameli e ao senador Alan Rick como forma de agradecimento.
Overlach Campos, gerente do Aeroporto de Rio Branco, celebrou a retomada dos voos da companhia, enfatizando seu impacto econômico. “É uma grande honra estar aqui hoje para celebrar este momento tão importante para o Aeroporto de Rio Branco e para o Acre. Após oito anos, temos o prazer de ver a Azul retomando suas operações regulares, conectando Rio Branco, Porto Velho e Belo Horizonte. Essas novas rotas atendem a uma antiga demanda da população, facilitando o fluxo de pessoas, negócios e turismo entre os estados”, ressaltou.
Além do governador e do senador, a solenidade contou com a presença dos deputados federais Roberto Duarte e Socorro Nery, do procurador Carlos Maia, do secretário de governo Luiz Calixto, do desembargador Luiz Camolez e de outras autoridades estaduais.
A Azul oferecerá duas decolagens diárias, conectando Rio Branco a Porto Velho e Belo Horizonte, com aeronaves Airbus A320, que têm capacidade para 174 passageiros. Isso aumentará em 50% a oferta de assentos no Aeroporto de Rio Branco. Os voos partirão de Belo Horizonte às 8h45, chegando em Rio Branco às 11h, seguindo para Porto Velho e retornando para Belo Horizonte às 14h40. O segundo voo parte às 21h40, com chegada em Rio Branco às 1h e retorno às 1h45, com chegada em Belo Horizonte prevista para as 7h40.
A Azul, que lidera o número de voos e destinos no Brasil, conectará todas as 27 capitais brasileiras a partir dessa retomada no Aeroporto de Rio Branco.
Pilotos acreanos
Após o pouso da aeronave, os pilotos Sidney Cunha Rodrigues Filho, 36 anos, natural da Cadeia Velha, e Bruno Rodrigues, da Vila Ivonete, ambos acreanos, protagonizaram um momento especial ao exibirem a bandeira do Acre pela janela da aeronave. Sidney está na aviação desde 2008 e integra a Azul há seis anos. Bruno tem 16 anos de experiência como piloto, sendo 13 deles na Azul.