Nesta semana, o fisiculturista Chris Bumstead, hexacampeão do Mr. Olympia na Classic Physique e recém-aposentado, anunciou que vai participar de um novo campeonato, desta vez em uma categoria acima: a Open Bodybuilding.
Cbum vai disputar um torneio em Praga, na República Tcheca, o EVLS Prague PRO, no dia 17 de novembro, o que significa que o atleta terá somente três semanas para ganhar volume e mudar o físico para se adequar às características exigidas.
Após o anúncio, Ramon Dino, um dos principais rivais do canadense, fez uma publicação misteriosa no Instagram.
O brasileiro repostou um story do treinador e atleta Marcello Alfonsi em que está escrito: “Minha opinião sobre Cbum na Open? Maravilhoso! Seria ainda melhor se Rafael Brandão, Horse e Ramon Dino também participassem”.
Os outros dois brasileiros citados já competem na Open, enquanto Ramon Dino sempre disputou a Classic Physique. Rafael Brandão participou do Mr. Olympia deste ano e terminou em 8º lugar e deixou um comentário com emoji de olhos em publicação que falava sobre um possível confronto dos dois em Praga.
Horse já gravou um vídeo e confirmou que vai participar do EVLS Prague PRO e contou que decidiu subir nos palcos do torneio após anúncio do Chris Bumstead. Ramon, porém, não falou nada sobre uma possível participação.
Dino já havia dito, em entrevista coletiva, que pretende passar 2025 focado na preparação para o Mr. Olympia, que não terá Cbum na Classic Physique. O canadense anunciou aposentadoria após ter conquistado o título deste ano na Classic.
Diferenças entre as categorias
A categoria Open Bodubuilding é a mais tradicional do fisiculturismo. Ela exige volume muscular extremo, definição muscular extrema, vascularização, simetria, proporção, separação muscular e presença de palco imponente. Além disso, ainda não tem limite de peso para os atletas.
Já a Classic Physique foi criada em 2016 com o objetivo de resgatar a estética clássica dos anos 1970 e 1980, com Arnold Schwarzenegger como uma das principais referências. O físico exigido não é tao grande e um dos principais critérios é a harmonia.
É necessário volume muscular intermediário, proporção, harmonia, estética clássica e elegância na apresentação. Os concorrentes também precisam respeitar um limite de peso, que é determinado de acordo com a altura de cada um.