Nem tudo que reluz é ouro, mas o valor do metal precioso tem aumentado este ano.
Os preços do ouro quebraram recorde após recorde, subindo mais de 30% em 2024 e atingindo um recorde histórico de US$ 2.748,23 esta semana.
O recente corte dramático de meio ponto na taxa de juros do Federal Reserve, as tensões geopolíticas e a incerteza econômica em torno da eleição presidencial dos EUA criaram as condições para que os preços disparassem.
O rali foi impulsionado pelos bancos centrais da China, Índia e Turquia, diminuindo sua dependência do dólar americano, bem como pela gigante do varejo Costco estocando barras de ouro de 1 onça.
“A oferta de ouro da Costco torna tão fácil para um investidor de varejo comprar ouro quanto para eles comprarem produtos básicos para o lar”, disse Joseph Cavatoni, estrategista sênior de mercado do World Gold Council. “Comprar ouro nunca foi tão fácil e acessível.”
Embora o ouro, normalmente investido como proteção contra a inflação, tenha brilhado este ano, há muitas coisas a saber antes que os investidores se juntem à corrida do ouro.
Por que segurar ouro?
Os traders tendem a migrar para o ouro durante períodos de incerteza, apostando que seu valor se manterá melhor do que outros ativos, como ações, títulos e moedas, se uma economia enfrentar uma desaceleração.
“Entre 2008 e 2012, o valor do ouro aumentou dramaticamente, como é evidenciado pelo aumento de 101,1% no Índice de Preços ao Produtor (PPI) para o ouro”, observou o Bureau of Labor Statistics.
“O ouro se sai bem em momentos de risco. Se você olhar para os rebaixamentos do mercado ou eventos sistêmicos no mercado, é quando o ouro realmente brilha”, disse Cavatoni.
Como você realmente compra ouro?
Para um novo comprador de ouro, Cavatoni diz que o primeiro passo é considerar seu objetivo em manter o ouro, seja para diversificar seu portfólio ou como um ativo de refúgio.
A partir daí, é uma questão de decidir se deve fazer o investimento usando instrumentos financeiros como fundos negociados em bolsa lastreados em ouro ou comprando-o em formato físico.
Ambos vêm com suas próprias considerações. Entrega, armazenamento e guarda, por exemplo, são fatores para manter o ouro na forma física.
Outra consideração ao comprar ouro no mercado de varejo é como o preço de etiqueta do ouro se compara ao preço à vista do ouro.
“Você precisa ter certeza de que está confortável com esse nível de preço – que está comprando o investimento que deseja e não recebendo algo que possa ser um pouco mais colecionável”, disse Cavatoni.
De bancos a varejistas físicos e on-line respeitáveis, os compradores de ouro têm opções de onde investir. Mas Cavatoni aconselha ter uma “mentalidade de ida e volta” ao comprar ouro físico, enfatizando a importância da fase de venda tanto quanto do processo de compra.
“Quando chegar a hora de mantê-lo pelo tempo que quiser e vendê-lo, certifique-se de ter um parceiro confiável a quem possa voltar e fazer essa venda”, disse ele.
Outras coisas a ter em mente são a pureza do ouro e a forma em que ele vem. Produtos como joias de ouro podem ter prêmios mais altos com base no design e no valor artístico, que introduzem mais complexidades.
Por outro lado, os ETFs lastreados em ouro liberam os consumidores das considerações que precisam ser feitas ao comprar ouro físico.
“É como comprar uma ação”, disse Cavatoni. “Você pode fazer isso sem comissões em muitas plataformas hoje em dia, então é muito barato entrar e sair.”
Mas, como em qualquer investimento, Cavatoni diz que agir com prudência e fazer sua lição de casa ao comprar ouro em qualquer forma tem precedência sobre a velocidade.
“Se algo parece bom demais para ser verdade, então pode não ser verdade. Certifique-se de ter cuidado antes de fazer o investimento”, disse ele. “Você não precisa se apressar em possuir ouro.”