Parte do Mercado Velho é interditada por risco de desmoronamento

Situação no Calçadão do Mercado Velho é crítica e oferece riscos aos comerciantes - Foto: Walcimar Júnior

O comércio no entorno do calçadão do Novo Mercado Velho, no centro de Rio Branco, será interditado pela Defesa Civil Municipal e Estadual entre esta sexta-feira (11) e sábado (12) por risco de desmoronamento causado por erosão pluvial. A área de 270 metros será isolada, afetando comerciantes e feirantes que atuam na região.


O coordenador estadual da Defesa Civil do Acre, coronel Carlos Batista, explicou que a situação é crítica, com risco iminente de desmoronamento. “Estamos falando de uma área de mais de 120 metros, com erosão pluvial. Esse fenômeno se acelerou durante este ano. A Defesa Civil do Estado e a Municipal têm acompanhado todo esse processo, e foi decretada a situação de emergência. Observamos uma movimentação média de um centímetro a cada dois dias, tornando essa área de risco elevado. Precisamos isolar a região para garantir a integridade física das pessoas”, explicou.


Foto: Walcimar Júnior

A decisão foi tomada após laudos geotécnicos indicarem uma movimentação constante no talude da região, que se desloca em média um centímetro a cada dois dias. “Realizamos um trabalho de sondagem com uma equipe especializada para monitorar a movimentação do talude. Com base nesse levantamento geotécnico, estamos planejando a obra e buscando captação de recursos para a sua execução. No entanto, com o acompanhamento constante, decidimos pela interdição para prevenir acidentes”, destacou o coordenador.


Batista afirmou que pretende dialogar com os comerciantes e buscar alternativas para realocá-los. “Estamos justamente conversando com os comerciantes e envolvendo o Ministério Público para buscar uma solução que permita realocar tanto os feirantes quanto os demais comerciantes em locais onde possam garantir sua subsistência. Vamos dialogar com todos eles e buscar soluções”, declarou.


VEJA O VÍDEO:


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias