Ícone do site Ecos da Noticia

Pacientes fazem protesto na Fundhacre após fechamento do setor de Nefrologia

Cerca de vinte familiares e pacientes que fazem hemodiálise na Fundação Hospital do Acre (Fundhacre) realizam uma manifestação na manhã desta quinta-feira, 17. O protesto interdita uma das vias da BR-364, onde já se forma um grande engarrafamento.


O protesto acontece após a Secretaria de Saúde anunciar que vai fechar o setor de nefrologia da instituição, onde é feita a hemodiálise de 64 pacientes, que é o procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não consegue fazer.


“Nós não aceitamos, é a nossa vida que está em jogo. Vamos protestar até que o governo desista desse absurdo”, diz Adriana Araújo, paciente.


O serviço de hemodiálise está suspenso. Conforme a presidente da Fundação, Ana Beatriz Souza, a falta de insumo fez com que os pacientes fossem remanejados para clínicas. O fechamento do setor seria para aumentar o número de leitos de UTI da unidade hospitalar, mas os pacientes não seriam prejudicados.


“O que aconteceu foi a não entrega de um material, que é uma solução que utilizamos na máquina de hemodiálise e os 64 pacientes não estão sem assistência. As clínicas têm a quantidade até a mais de pacientes. Ontem, fomos pessoalmente visitar as clínicas, falamos em acolhimento, em recepção, em mantimento do horário que os pacientes já tinham aqui. Existe um estudo em transformar hoje esse espaço que eles têm da nefrologia, da hemodiálise, apenas em leitos de UTI, abrindo mais leitos para a capital, que é nosso grande déficit”, explicou.


A Polícia Militar está no local e negocia com os manifestantes, já que o protesto é pacífico.


 


VEJA O VÍDEO: 



Sair da versão mobile