Ícone do site Ecos da Noticia

Outubro inicia com céu azul pelo segundo dia seguido e halo solar em Rio Branco

Foto: Whidy Melo/ac24horas

Moradores da capital do Acre podem ver a cor azul do céu nesta terça-feira (1), mais uma vez, depois que Rio Branco passou 35 dias com céu acinzentado em razão de poluição no ar, que se agravou no dia 27 de agosto.


Além disso, um halo solar abrilhanta ainda mais a cor do céu. O fenômeno foi registrado pelo repórter do ac24horas Whidy Melo na manhã desta terça. O halo forma um anel com as cores do arco-íris ao redor do sol.


O meteorologista Werton Costa explicou ao G1 do Piauí que esse fenômeno é um indicador de boa umidade. “Todas às vezes que um halo se forma, significa que nuvens altas e fibrosas chamadas cirros estão evidenciando o transporte de umidade que poderá gerar, nos próximo dias, chuva. É uma forma muito primitiva de prever a chuva. Geralmente, no final ou no começo de uma temporada chuvosa, os halos se tornam bastante comuns”, explicou o meteorologista.


De acordo com a plataforma IQAir, que afere a qualidade do ar em todo o mundo, às 7h de hoje (1) Rio Branco tem 18.3µg/m³ (microgramas de poluentes por metro cúbico), Xapuri tem 16.5µg/m³, mas o pior índice no Acre foi registrado em Porto Acre, com 49.5µg/m³. Nestes locais a qualidade do ar é moderada e a recomendação é para que pessoas grupos mais sensíveis não façam exercício ao ar livre, que façam o uso de máscaras, que permaneçam em ambientes com as janelas fechadas e que façam o uso de purificador de ar.


Em contrapartida, há municípios do Acre com boa qualidade do ar. São eles Feijó com 1.5µg/m³; Cruzeiro do Sul com 4.3µg/m³; e Manoel Urbano com 7.6µg/m.


O céu é azul devido à dispersão da luz solar na atmosfera terrestre. A luz do sol, ao atravessar a atmosfera, atinge os átomos de oxigênio e nitrogênio, que dispersa em várias cores, mas a azul é a que se espalha e é mais bem refletida porque tem o comprimento de onda mais curto e, por isso, espalha-se mais intensamente pelas partículas da atmosfera.


Veja a previsão do tempo para o Acre:


Em Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira, a previsão é de tempo quente, com sol, nuvens e chuvas passageiras e pontuais, que podem ser fortes. Média probabilidade de chuvas fortes. A umidade relativa do ar mínima varia entre 30 e 40%, durante a tarde, e a máxima, entre 85 e 95%, ao amanhecer. Os ventos sopram, entre fracos e calmos, da direção norte e variações de noroeste e de nordeste.


Em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a expectativa é de tempo quente, com sol, nuvens e chuva pontuais, que podem ser fortes. Média probabilidade de chuvas. A umidade relativa do ar mínima, varia entre 35 e 45%, durante a tarde, e a máxima, entre 90 e 100%, ao amanhecer. Os ventos sopram, entre fracos e calmos, da direção norte e variações de noroeste e de nordeste.


Temperaturas:


– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;


– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;


– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;


– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;


– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 22ºC e 24ºC, e máximas, entre 34 e 36ºC;


– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;


– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC.


 


 


 


Fonte para a previsão do tempo: otempoaqui.com.br.


Sair da versão mobile